SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 28 de setembro de 2019

Verger e Carybé: entre as duas margens do Atlântico


*
*******
*
Uma tarde especial, percorrendo alamedas orladas com a arte da belíssima exposição “Verger e Carybé: entre as duas margens do Atlântico” no Espaço Galeria do SESI-Campinas.
Uma harmonia perfeita, entre as fotografias do antropólogo Pierre Berger e as aquarelas do artista plástico Carybé. que permite a ousadia de dizê-las indissociáveis.
Arte que, através do olhar, nos invade tão intensamente de Brasil africano que permeia de pimenta, batuque, ginga e religiosidade todos os outros sentidos.
Na saída da exposição, caminhando pela calçada, ainda embevecida pelo acervo que acabara de degustar, fui abordada por uma criança:
-Quer comprar goma?
Na mãozinha daquela menina, estendida na minha direção, havia uma pequena embalagem com balas de goma.
Antes que eu respondesse ela olhou surpresa para mim, como se só então me estivesse realmente vendo, apontou seu dedinho indicador na direção do meu rosto e perguntou:
-Você é a escritora que foi na minha escola?
Sem me dar chance de falar, excitadíssima, continuou:
-É sim! Eu me lembro de você. Foi muito da hora a sua palestra. Nós lemos o seu livro da “Mãe África”(Ndapandula Mama África-Obrigada Mãe África) com a professora. É muito lindo. Muito obrigada. Eu não lembro daquela palavra do seu livro que diz obrigada lá na sua Angola. Mas eu gostei muito de ler o livro.
Apontando o dedinho para uma casa a poucos metros de nós, continuou;
-Eu moro naquela casa ali. Minha mãe está tomando conta do meu irmãozinho que é bebê e eu vim vender bala pra ajudar ela.
Nicoly, a palavra que você não lembra é Ndapandula.
Ndapandula Nicoly, pelo seu abraço delicioso e por me fazer acreditar que vale sim a pena e é interessante para as crianças, meu trabalho de formiguinha, percorrendo escolas brasileiras, palestrando e ajudando a descortinar o Brasil africano. Disseminando com isso, uma necessária e merecida interpretação virtuosa de toda a riqueza africana que aportou no Brasil durante o período escravocrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário