SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Adeus

O sol nasceu brilhante, num céu azul penetrante, com um calor úmido e envolvente acompanhando os primeiros raios de claridade, mas um toque de telefone seguido de uma notícia fúnebre tornou o dia gélido e cinza.
Morreu o pequeno grande homem, que nos anos quarenta como tantos outros portugueses,fugiu da miséria lusitana rumo à Venezuela, onde se agigantou financeiramente o suficiente para no fim dos anos setenta retornar à sua aldeia, onde viveu as três ultimas décadas de sua vida.
Se a sua volta para a pequena Chaveirinha, na Beira Baixa, foi a realização de um sonho pessoal, para os outros moradores foi a chegada de um conterrâneo alegre, empreendedor, amigo, conselheiro, aglutinador e para nós, membros de uma família, espalhada por vários países significou a obrigatoriedade das deliciosas visitas esporádicas às nossas raízes, permitindo que toda uma geração de jovens portugueses nascidos tão longe da pátria de seus passaportes, pudesse aprender a amar a terra de seus ancestrais, onde ele e minha tia sempre mantiveram a porta de casa hospitaleiramente aberta, o largo e convidativo sorriso para a nossa chegada sempre pronto, a mesa farta de iguarias caseiras inesquecíveis e as lágrimas por nossa partida sempre nos acenando com um até breve.
OBRIGADA TIO !
.......
.
.......

11 comentários:

  1. Um abraço sentido à sobrinha e família do pequeno grande homem que partiu.

    ResponderExcluir
  2. As recordações que ficam e o carinho que se sente por quem nos quis tão bem, esse, nunca se esvai.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um beijinho de solidariedade pelo infausto acontecimento

    ResponderExcluir
  4. missão cumprida a do teu tio, lamento, deixo-te um abraço de solidariedade para ti e familia.

    ResponderExcluir
  5. Um xi-coração muito apertado...

    Midá

    ResponderExcluir
  6. Mike
    ...
    Si
    ...
    Espumante
    ...
    Flip
    ...
    Luísa
    ...
    Midá
    ...


    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  7. Na europa ainda se morre de espirro. Será que é por isso que continuam a dizer "deus te ajude"? Em Cuba, será que se morre d'espirro?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Dulce, por lembrar o Tio Antonio desse jeito. Essa é também a imagen guardada na minha memória. Um abraço, Isabel (Venezuela)

    ResponderExcluir
  9. Olá Isabel
    Que delicia te receber aqui prima! Com certeza ele irá gostar de saber que nos reencontramos num ramalhete de palavras a ele dedicado.
    Saudade...beijos

    ResponderExcluir