SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Nacional da Consciência Negra


20 de Novembro , “Dia Nacional da Consciência Negra”, dia da morte de Zumbi o grande e ultimo líder do Quilombo dos Palmares.
Segundo algumas pesquisas, o respeitado herói da resistência anti-escravagista, nasceu em 1655 em terras tupiniquins, tendo como ascendentes guerreiros angolanos.
Ainda criança, foi capturado e entregue ao padre Antonio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou a língua portuguesa e o latim.
Em 1670 aos quinze anos “a força do espírito presente” (significado de Zumbi), fugiu e voltou para o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, a Alagoas de hoje.
O quilombo batizado Palmares pelos portugueses devido à existência de inúmeras palmeiras no local era conhecido pelos seus moradores como Angola Janga (Angola Pequena).
Em 20 de Novembro de 1695, nove mil homens sob o comando do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, terminaram a empreitada iniciada em 1694, assassinando sob traição o talentoso líder e dirigente militar Zumbi dos Palmares.
Devemos usar esta data tão significativa, não só para lembrar a luta de ontem e de hoje dos negros no Brasil e os importantes legados africanos à cultura brasileira, mas também para ressaltar o grande exemplo que o Zumbi alfabetizado nos deu e exigir que nossos governantes cumpram a constituição, fornecendo ao povo brasileiro educação melhor e mais abrangente, pois tal como o grande líder assassinado há 344 anos, só um povo educado se torna cônscio e exigente de sua cidadania.
.......
.
.......

8 comentários:

  1. Desconhecia esta comemoração e gostei imenso de conhecer este pedaço da história, Dulce.
    Este blogue e África e África e este blogue....huum....cheira-me a maboque.... ;)))

    ResponderExcluir
  2. Dulce,
    totalmente ao teu lado nessa celebração, que a memória de Zumbi seja valorizada e sirva o grande propósito para uma melhor consciencialização dos direitos e deveres de cidadania com a consequente responsabilização (no outro lado da moeda) dos actos dos governantes, já é tempo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dulce, teríamos aí material para um excelente romance histórico. Nova empreitada em vista? :-)

    ResponderExcluir
  4. «Só um povo educado se torna cônscio e exigente de sua cidadania», independentemente da cor da pele, acrescento eu.

    Bom fim-de-semana Dulce :-)

    ResponderExcluir
  5. Luísa
    Ainda não...mas é uma excelente ideia! ;)

    ResponderExcluir
  6. Fugidia
    Em qualquer país...e neste a miscigenação multirracial antiquíssima, faz com que a cor da pele seja apenas uma fantasia ludibriosa.`
    Ótima semana! :)

    ResponderExcluir