SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 14 de novembro de 2009

Maritacas

Bananeiras na janela do meu quarto hoje de manhã

Há dias atrás, quando cheguei em casa no final da tarde e esperava o portão eletrônico abrir para poder entrar com o carro, duas vizinhas que passeavam com os cachorrinhos vieram cumprimentar-me pelo lançamento do livro e aquela abordagem acabou virando uma animada roda de conversa, até que fomos interrompidas pela algazarra de um bando de maritacas que sobrevoou nossas cabeças e se instalou nos choupos da casa vizinha, a poucos metros de nós.

Enquanto me divertia com o estardalhaço e a dança dos galhos, minhas companheiras de prosa quase se propuseram a abrir um abaixo assinado para de alguma maneira expulsá-las do condomínio.

Eu que mantenho várias árvores frutíferas no jardim e me regozijo por dividir seus frutos com centenas de pássaros que me visitam e me retribuem com suas cores e melodias, a principio achei que galhofavam, mas depois me senti um daqueles militantes do Green Peace em perigo eminente, quando quase fui linchada por sair em defesa das aves.


Embora não vá mudar minha relação com elas, nem deixar de sentir um enorme prazer de ser vizinha de um imenso parque ecológico, depois da manhã deste sábado, quando havia decidido ficar na cama um pouco mais do que o normal, para descansar de uma semana extremamente cansativa, entendi a razão de tanta oposição à presença das maritacas.

16 comentários:

  1. Dulce,
    são da familia dos papagaios e araras não é?
    Em pequeno tive um papagaio, cinzento, foi 'educado' pelos empregados de meu pai e saíu...um malcriadão, era engraçadíssimo, conhecia todo mundo incluindo os cães, a quem baralhava com os seus chamamentos e assobios, são aves muito bonitas, merecem ser protegidas pois claro, tou contigo nessa luta, nada de as expulsar, elas também têm direitos...as vizinhas têm que se adaptar ou deixar o condomínio, Birds - like it or leave it... eheheh....
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flip
    Acabei de te eleger presidente da associação de proteção às maritacas!
    Parecem papagaios, são lindas!!!
    Barulhentas também...mas para quem já teve até galinhas de Angola(do mato, como nós as chamávamos na nossa terra...;)))
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse teu local deve ser um pedacinho do Jardim do Eden! Os humanos é que devem fazer menos barulho, para não as incomodar:))
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Justine
    Sua sugestão será colocada na pauta da primeira reunião da associação!!!;))))
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Quer "quebrar o galho" das vizinhas? Veja como são as reuniões entre elas, se elas falam alto, se alegram com o convivio que têm, soltam a voz, dão altas gargalhadas e assim se sentem naturais e felizes, no seu direito (incomodam os vizinhos ou não estão nem ai?)... se assim for, faça-as entender (sutilmente) o que é uma maritaca (e um bando!!!). Se forem sensatas, participarão dessa natureza e as deixarão viver em paz!!!

    ResponderExcluir
  6. Não há maior prazer do que acordar com o vozear das aves. Dou graças a Deus por as ter bem erto de mim.

    ResponderExcluir
  7. Clara
    Já te increvi como conselheira da associação!:)))
    beijão

    ResponderExcluir
  8. Carlos
    Eu também agradeço todos os dias!:)

    ResponderExcluir
  9. Dulce, deixei-lhe um presente.Espero que goste e esteja à altura.:)
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. lolololo

    (é sempre assim, Dulce: só somos justos depois de conhecer os dois lados da questão... ;-) )

    ResponderExcluir
  11. Também entendi, Dulce, e estou muito solidária com o seu dilema. :-)

    ResponderExcluir
  12. Dulce,
    como Presidente da Associação de Protecção das Maritacas, por ti soberanamente nomeado, agradecia fizesses ponto de situação sobre o assunto e se as vizinhas acataram a decisão de não importunar...detestava ter que implementar estado de emergência! Grato.
    Um beijo cheio de maritaquices :-)

    ResponderExcluir
  13. GJ
    Mais uma vez Ndapandula pelo belo diamante!:))

    ResponderExcluir
  14. Fugidia
    E para conhecê-los BEM nada melhor que vivê-los, mas neste caso, apesar de entender o ponto de vista das vizinhas, fico com as maritacas!
    Se algo me fizer mudar a rotina da hora de acordar, programarei para o horário delas e convido-as para me despertar todas as manhãs.:)))

    ResponderExcluir
  15. Querido presidente
    Agradeço a sua preocupação e eficiencia, mas felizmente não será necessário a implementação do estado de emergência, uma vez que as reclamantes, não mais se pronunciaram.
    Continue de prontidão porque dentro de trinta dias começam a amadurecer os frutos das 3 mangueiras que tenho no jardim e como todos os anos as visitas de nossas protegidas se intensificarão, podendo então virem a sofrer mais represálias.
    Grata
    Beijos Maritáquios :))))

    ResponderExcluir