SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Há dias assim

Transmutar um dia que começa cinza , chuvoso e atipicamente frio para um dezembro tropical, é fácil. Basta que alguém muito querido se lembre de você a muitos milhares de quilómetros num país chamado Moçambique e te mande uma foto segurando um galho com massalas, simplesmente porque sabe que você adora e chama essa fruta de maboque ou parece adivinhar que dentro de poucas horas...





...uma pessoa com quem você fala o ano inteiro por telefone, mas que raramente vê, resolve chegar de surpresa no seu trabalho com um presente, que ele mandou vir de Angola, porque sabe que você quer muito mas jamais imaginou que fosse ganhar

e antes que o dia termine e apesar de chuvoso para você ele já está ensolarado e você caia na cama tentando acreditar que tudo isso foi real, você entra na caixa de correio e alguém que você nem conhece te deixa esta mensagem:

Oi, Dulce Braga. Meu nome é Francisco XXXXXXX XXXXXXXXX (vi pelo livro que tenho o nome do seu pai). Sou médico, cardiologista, aqui em Campinas. Só estou escrevendo para ressaltar a minha admiração pela sua estória, em Sabor de Maboque. Talvez eu até conheça algum de seus irmãos, já que fui Pio XII de 1976 a 1990 (minha infância e adolescência!), mas não me lembro dessa possível convivência, infelizmente. Posso parecer intrometido, mas até me sinto seu amigo (acho que todos os seus leitores também se sentem assim). Fique com Deus. Se quiser, entre em contato, isso me trará muita alegria. Feliz 2010 para vc e para toda a sua família. Deus continue abençoando a sua vida, sempre. Faço votos sinceros de que vcs consigam visitar sua terra, apreciar o crepúsculo, saborerar o maboque e reviver a paz, que nunca deveria ter deixado de existir. Tudo de bom. Obrigado por compartilhar sua experiência de vida, através do livro. Ela é nobre e enriquecedora. Francisco.
.......
.
.......

10 comentários:

  1. Há dias assim e há pessoas assim, Dulce. :)
    Bom Ano Novo. Tudo de bom para vocês. :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mike
    Um belissimo 2010 para vc também!:))

    ResponderExcluir
  3. Não há dias sem pessoas assim, que ao se partilharem tão generosamente trazem aos demais a necessidade de se partilharem também. BEM-HAJAS Dulce por criares estes elos. Que o ano de está a entrar seja outro dos melhores anos da tua vida. Bjos Alexandra

    ResponderExcluir
  4. Dulce, a sua felicidade ao receber o presente foi indescritível!
    Há muitos anos eu não via alguém tão feliz ao receber um presente meu, por mais valioso que fosse! Me fez muito bem...
    DEUS a mantenha assim!
    Do fundo do meu coração,
    Haroldo

    ResponderExcluir
  5. Este é o Livro. Assim são os dias.
    Um ser umano é isso. Isso, só.
    Por que se há-de esperar a D. Isabel crescer?
    Nota: - D. Isabel é a cachorra d'um japa
    de mãe china vinda da Coreia, Salvé a tua Pá,
    "gozaimaistá", o Som, escravo de ilícitos há trinta anos e de 2Kg de botox que diz trazer no rosto a passear pelas salas de aula da UFB e pelas reuniões de orientação segundo preceitos da pós modernidade que segue velhos princípios.
    Estudemos o Amor em 2010!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Haroldo
    Se por vezes meu excesso de transparência é um imenso defeito, nesta ocasião me deixa extremamente feliz por ter lhe demonstrado a preciosidade do seu mimo!
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Alexandra
    Reencontros como o teu, certamente fizeram deste ano que finda, um momento muito especial da minha vida!
    Beijão

    ResponderExcluir

  8. Saudade do Som...vou mandar uma msg para ele!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A Mãe dele é a coisa Mais bonitinha.

    ResponderExcluir
  10. Depois de uma Two Oceans no buxo, ao reler o Francisco senti marejarem-se-me os olhos

    ResponderExcluir