SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 6 de dezembro de 2009

Vida


Em 1982, casada há apenas um ano trouxe de uma viagem aos Estados Unidos um vídeo game Atari que por alguns anos, num Brasil de barreiras alfandegárias intransponíveis à tecnologia, foi o máximo da modernidade com seu Pac Man, do qual eu me tornei uma jogadora imbatível e viciada.
Dessa compra até 2009, as mudanças em todos os setores foram muitas, mas a que sem duvida mais me impressiona é a velocidade com que elas ocorrem.
Hoje não atravessamos a porta da loja onde acabamos de comprar qualquer aparelho eletrônico, sem que saibamos de outro que chegou no ultimo minuto e que sem duvida é mais revolucionário do que o que acabamos de adquirir. Está certo que não usarei 10% das funções, mas das duas uma, ou adio indefinidamente a compra ou me preparo para a sensação de “acabei de comprar uma peça de museu”!
Conversando com amigos da minha idade percebo que a maioria sofre da mesma síndrome, ao contrário dos jovens que além de não compreenderem nossas aflições, não sofrem da angustia de ter que descartar o celular comprado há menos de meio ano ou a máquina fotográfica que tanto de nossa vida retratou.
Eles nasceram internéticos e nós somos seres jurássicos tentando nos adaptar à nova era.
Por tudo isso, às vezes surpreendendo-me agindo na velocidade deles, como aconteceu na quarta feira da semana retrasada, quando minha filha anunciou o coroamento de um relacionamento de seis anos dizendo que iria morar com o namorado dentro dos próximos quinze dias.
Feliz e empolgada, logo me propus com a ajuda de duas amigas dela a fazer um chá de cozinha que com o auxilio da internet poderá paradoxalmente ser realizado, como manda a tradição, antes do casamento.
Dois dias após o anuncio, logo que ela me disse que havia comprado a cama de casal, percebi que também eu não agira como uma mãe tradicional, que deveria ter começado a comprar seu enxoval há pelo menos nove anos atrás quando ela completou quinze anos, como minha mãe fizera, o que foi uma sorte, pois numa família como a minha onde os gigantes não chegam a 1,80m, nunca preveria que o genro eleito não caberia em lençóis convencionais e jamais imaginaria a doçura de passar horas ao lado de minha filha mulher madura comprando lençóis e toalhas para sua nova vida.
Não fosse tamanha a minha surpresa, por enquanto ser jurássico estar sendo tão veloz, poderia ter começado este texto dizendo que ostentar efetivamente o titulo de sogra me faz muito feliz e não me trouxe qualquer tipo de constrangimento, quando sacudiu em minha memória as inúmeras piadas que o “cargo” suscita, mesmo porque falar do quanto gosto de meu genro é desengavetar uma frase que sempre fCor do textoormulei depois que o conheci, quando minha trincada e embaçada bola cristal prevendo que seria uma relação somente da adolescência me incitava a dizer, a quem perguntava sobre o relacionamento dos dois: gostaria que tivessem se conhecido mais tarde.
Parabéns aos dois e parafraseando seu homônimo querido genro, desejo que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.

.......
.
.......

18 comentários:

  1. Pois Dona Dulce, agora que seu novo estatuto está definido com rótulo de espécie maldita, posso dizer-lhe que sê-lo deverá ser a maior angústia e felicidade de uma mãe, quando as crias saem definitivamente do ninho para criar o deles, com um espécime que terá sempre a espada de Démocles (ou seja, a nossa), sobre a cabeça: ou trata bem a nossa cria ou arrancamos a cabeça dele! ;D
    Muitos parabéns para o novo casal, que eu, por mim, já fico a saber: um dia que queira organizar um chá de cozinha, se calhar, faço um post lá no blog!!!

    ResponderExcluir
  2. 0brigada Si,
    e se precisar de ajuda para organizar o chá de cozinha é só pedir...:)))

    ResponderExcluir
  3. Gostei mesmo de a ler, Dulce.
    E se a meio me ia lembrando de meia dúzia de coisas para dizer, cheguei ao fim com aquela sensação de que está tudo (muito bem) dito.
    Parabéns, e um beijinho
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Fugidia:))
    Como todos os momentos ao lado de nossos rebentos...mais um que será relembrado sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Dulce, ver Gabi casada é d+ para mim. A pequena boneca impaciente, rápida, esperta e dengosa, a um passo de tornar-se "independente", aprender a controlar orçamento, administrar uma casa, vida a dois!!!... (daqui um tempo a três, ou quatro... rsrsrsrs).
    Parabéns!!!
    Mesmo sendo uma geração depois da sua, também me sinto jurássica e me perco nestas modernidades tecnológicas, mas amo lembrar, que me divertia jogando Sonic com a Gabi. hahahaha...(claro, depois dos caixas fechados, banco feito, vendas lançadas...)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Também dos estates, asseguro, tem aí no filminho uma mesma esquina que até já a vi nuns dez filmes diferentes, aqui vai um presentinho para Gabriela. Sem serventia alguma a julgar pela doçura nela. Mas, tem (O2) dois "fucking family", (03) três "fucking problem" e (03) três "fuck you" tão bonitinhos, tem um alemão que ainda acha a Angela cara da boca de onde saíu tudo aquilo em menos de dois minutos tão bonitinha, e, o teu genro é tão grande que vale a pena o casal aceitar este presente. Um bonus para todas as outras mulheres avaliarem as vantagens da homorrivalidade nesta casualidade que me aconteceu ao procurar versões de Night on Earth.
    http://www.youtube.watch?v=gdY24pZqAaw
    Tem mais
    um Night on Earth
    com Roberto Belligni, de partir o côco a rir.

    ResponderExcluir
  7. Dulce, as maiores felicidades para a nova vida da sua filha... e para a sua nova vida de mãe e sogra. Bjs. :-)

    ResponderExcluir
  8. Dulce,
    que tudo corra bem para os pombinhos e que tu como sogra não sejas chata, inconveniente ou intrometida :-))) não esqueças de ficar no teu canto pois a garina tua candengue já é mulher e sabe o que quer, depois não digas que não te avisei :-))))
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Roberta
    Lembra como ela ficava brava qdo lhe falávamos de namorados???:)))
    bjs

    ResponderExcluir

  10. vou passar o recado para ela e vou assistir tb:)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Luísa...estou muito feliz com o novo "cargo"!;)

    ResponderExcluir
  12. Flip
    Eles vão morar em São Paulo...a 90 km de mim...e eu sou uma mãe/sogra muito ocupada...de qq maneira obrigada pelo alerta!!:))

    ResponderExcluir
  13. Querida sogra,

    Sendo sucinto e respondendo-te à altura, parafraseando também meu homônimo:

    "A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida!"

    Um beijo a nós!

    ResponderExcluir
  14. Belas palavras caro genro!
    Adorei o AP e o número da porta:)))
    Ainda não acredito que apesar do diluvio consegui chegar e sair sã e salva e chegar a tempo da tarde de autografos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Gabi e Vinicius parabéns pela decisão de voarem mais alto sem medo de ser feliz. Sucesso para voces. Ahhhhhhhh como vão morar em Sampa, não se esqueçam que voces tem uma casa dos Bragas na terra da garoa esperamos a visita de voces. Mas voces poparam o Claudinho (é assim que eu o chamo) de por a mão no bolso para a festa de casamento, facilitaram a vida dele Ahahahahaha. Beijos ao dois de Fernando e Antonia

    ResponderExcluir
  16. Fernando e Antonia
    vou mandar a msg de vcs para eles.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Shiii... você virou sogra, Dona Dulce... (gargalhada)

    ResponderExcluir
  18. Mike
    Ainda estou tentando me adaptar ao uso do novo titulo!!:)))

    ResponderExcluir