SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Natureza

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar e contar os saguis
.......
.
.......
Tarde de domingo no quintal da casa de meu irmão, a dez minutos do centro de uma cidade com mais de um milhão de habitantes.
Os guinchos agudos, curtos, mas de poucos decibéis, anunciam a chegada de um bando se saguis, que parece querer dividir o almoço conosco.
Da mesa da churrasqueira, a menos deCor do texto quatro metros da colméia de abelhinhas jataí "plantada" na forquilha da frondosa árvore da mata preservada, dez seres humanos aguardam a aproximação dos mini símios.
Aos poucos os galhos mais fininhos começam uma dança rápida e sem ritmo, obedecendo aos pulos acrobáticos de mais de uma dezena de pequenos macaquinhos que passam a disputar os pedaços de banana da mão de minha irmã.
É a natureza retribuindo o respeito que os humanos lhe dispensarem.
PS: conseguiram contar os saguis?
.......
.
.......

14 comentários:

  1. Nesse quadradinho de fotografia, Dulce, parece que conto cinco. São comovedoras, as cenas em que a natureza selvagem e arisca escolhe confiar e aproximar-se de nós. :-)

    ResponderExcluir
  2. xé mana Dulce, tu fazes matar a sôdadi :-)

    ResponderExcluir
  3. A Natureza oferece-nos momentos tão maravilhosos, que bem merecia que todos tivessemos mais respeito por ela

    ResponderExcluir
  4. esse cantinho mostra o quão bela é a Mãe Natureza... Que paz transmite!

    ResponderExcluir
  5. Que bom poder desligar do dia a dia e usufruir desses brindes da Natureza!
    Jà vi que continuas a gostar de fazer contas...
    Se fosse fàcil, não lançavas isto, não é?
    À partida diria 5, depois vi mais uma agarrado à àrvore e acho que hà mais uns olhitos a espreitar là em cima no meio da folhagem... Digo 7!
    Sofia

    ResponderExcluir
  6. Já fui submetido a várias tarefas desde pequenino. Desde quando a minha mãe me mandava à leitaria comprar 250 de manteiga e uma garrafa de leite, até ir à vizinha pedir um ramo de salsa, passando por segurar a bicicleta enquanto o meu pai se certificava que a pressão dos pneus era a correcta para dar o seu passeio comigo sentado no quadro... enfim tarefas várias. Mas nunca incumbência tão séria nem tão relevante como... contar saguis. Senti-me privilegiado! Contar saguis! O meu sonho e fantasia de menino !!! :) É certo que nunca vivi em terra de saguis, mas lembro-me das lonjuras africanas onde havia macaco-cão, babuínos, macaco de rio e outros macacos avulso e nunca tal me foi pedido. Mesmo em Lisboa, onde passei a "rub shoulders" (desculpa, mas a esta de rub shoulders não resisto) com macacada não especificada, mas nem por isso não menos abundante, nunca ninguém me pediu para contar coisa nenhuma. Esbarro agora em ti, salvo seja, que me mandas contar macacos com a mesma simplicidade com quem me pede lume para o cigarro...
    Por razões circunstanciais, a que não são alheias as regras de boa vizinhança, acedi. E contei... 5. Mas já vi por aí quem contou...7. Provavelmente perco, mas terá que me ser dado o desconto de ver mal ao pé. Sobretudo saguis. Mas que jamais me acuses de não me ter genuinamente esforçado!...
    Beijinho e fico à espera de saber quem ganha... :)))))) **

    ResponderExcluir
  7. Luísa
    É uma pena que nós sejamos tão pouco confiaveis :(

    ResponderExcluir
  8. Flip
    De matar sôdadi...agora...não podes te queixar! :))

    ResponderExcluir
  9. Carlos
    Se há uma coisa que me deixa feliz é ver a criança bem mais conscientizada disso do que nós éramos. :))

    ResponderExcluir
  10. Quase Sofia
    São oito, mas tenho que admitir que estava dificil porque eles são da cor do tronco da árvore. Eu era boa mesmo de matemática...lembraste de cada coisa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Espumante
    Obrigada pelo teu genuino esforço e devo te dizer que mesmo com bons óculos de ver ao perto :))), seria mesmo uma acerto lotérico se marcasses no alvo!Nunca é tarde para se desempenhar novas tarefas e fico feliz por poder ter sido eu, a milhares de kms que tenha te proporcionado a realização do teu sonho e fantasia de menino...:))))***

    ResponderExcluir