SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 1 de maio de 2010

Feira do Livro de Lisboa


Escrever o “Sabor de Maboque” foi remexer em cicatrizes, cutucar emoções adormecidas, reviver mágoas, sabores e sonhos, reflorescer amizades, reencontrar-me com um pedaço meu quase conscientemente hibernado por mais de trinta anos e recapturá-lo, sem jamais imaginar que para além desse grande vulcão, outros haveriam de entrar em erupção.
Assim há menos de um ano vivencio um turbilhão de crateras deliciosamente incandescentes, com fantásticos comentários pós leitura das já centenas de exemplares vendidos no Brasil, em Portugal e na França, reportagens e entrevistas em jornais, revistas e TV no Brasil, palestras para adolescentes em escolas e há poucos dias fui invadida por uma lava indescritivelmente prazerosa e intensa, quando da recepção de um convite para participar de um evento na terra da qual há dois terços de minha vida me mantenho distante fisicamente, mas que me dá a nacionalidade e que para sempre será a minha Pátria.
Alguém muito querido me disse um dia que quando o homem sonha… a obra nasce.
E quando com ela, por modesta que seja, se ajusta um encadeamento de fatos felizes, há razão justificada para nos sentirmos gratificados. E é nesta perspectiva que, circunstancialmente, me desloco a Portugal, onde desfrutarei do privilégio de rever um punhado de bons amigos de infância e adolescência, ao mesmo tempo que me vejo incluída na agenda das presenças na Feira do Livro de Lisboa, com um evento no dia 11 de maio, às 18:00h no auditório da APEL, no parque Eduardo VII.
A satisfação é muita e dela faço aqui o necessário registro. E entrego-me ao sortilégio do imprevisto, mas muito convicta de que a minha presença em tão destacado certame constituirá para mim uma experiência muito rica.
.......
.
.......

18 comentários:

  1. Que notícia fantástica Dulce.
    Você através de sua obra merecem tudo isso!
    Parabéns
    bj
    boa sorte
    Irene

    ResponderExcluir
  2. Recomendo que o Celso te acompanhe. Adivinho quatro dias de risco alto. Só um cardiologista estará habilitado a contornar riscos dessa natureza.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como as coisas se ligam! Ontem mesmo, assistindo a SIC, vi a noticia sobre a Feira do Livro em Lisboa e logo me veio a sua imagem e a do seu livro à cabeça. E agora esta noticia maravilhosa... É lá o seu lugar, nesses dias,e quem sabe poderemos ver daqui o sua carinha radiante, em meio a tanta gente (de lá e de toda parte), tanta literatura, compartilhando com você o seu cosmopolitismo.
    Você sonhou, sua obra nasceu e de um bebê rechonchudo vai se transformando em um jovem e um adulto cada vez mais robustos que também se reproduzirão. Parabéns e que bons ventos a levem (mas tragam de volta!!!)Muitos beijinhos, Maria Clara Ah, parabéns pelos 52!!

    ResponderExcluir

  4. Continuo achando que tens razão...:)))
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Clara
    Pena que vc não estará lá este ano...já pensou se coincidisse?!?!
    bj grande

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Irene
    Um beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Ooooooolha lá Dulce!!!!
    Certamente que, mesmo atendendo à dimensão disto por cá, na posição relativa no universo, a Feira do Livro de Lisboa, que pra mais vai nesse número redondinho dos 80 anos, é sempre um local e um tempo de consagração. Afinal consagração que tu mereces. O teu livro expurga a alma, de muitos, de todos, a minha, isso depois, por certo, da tua e desse processo interior que, generosamente, dessa forma, partilhaste. Bem-hajas e que o teu sucesso se acrescente em cada novo dia. Um abraço apertado e até daqui a 5 dias

    ResponderExcluir
  8. Hoje não vou ser palavroso... :))) venho só deixar um beijinho e nele está contida a expressão da minha alegria e das minhas felicitações por mais este "fato" :)) e porque tenho a certeza que te vais sentir muito feliz também.
    ****

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Alexandra!!!
    O convite para a participação na feira do livro, certamente não se tornaria um fato viavel, não fosse ser coincidente à unica semana que estarei aí propositalmente para o nosso reencontro em Vila do Conde. Diz-me...não é um complot do universo? Dia 8 brindaremos a isso e tudo o mais...com golinhos pequenos...para não perdermos o prumo pra dançar!!!:)))) Bj e até daqui a pouco

    ResponderExcluir
  10. Espumante
    Obrigada... estou feliz...muito feliz mesmo...:)*

    ResponderExcluir
  11. Minha cara amiga:
    gostaria muito de poder compartilhar um pouco da sua felicidade nese dia mas, infelizmente, a essa mesma hora o Papa estará a celebrar uma Missa um pouco mais abaixo e eu tenho a AG do Clube de Jornalistas.
    Tentarei passar por lá ao princípio da noite, na expectativa de a encontrar e pedir seu autógrafo no mey exemplar que já comprei e li há uns meses, com muito gosto.

    ResponderExcluir
  12. uma andorinha será portadora da minha vontade de estar presente e voará em teu redor ousando desejar-te boa sorte sibilinamente, está atenta, portanto :-)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  13. Xi... com a visita do Papa vai ser uma confusão... vou tentar.
    Se não der vamos ter que combinar outra ida à Feira, num dos dias seguintes, boa?
    Bj :-)

    ResponderExcluir
  14. Minha Querida...
    Muito Feliz e contente...por ti!
    É bem merecido...
    Segue o conselho do Jéjé...
    O dia 8 é já aí e então nós iremos festejar...
    beijão

    ResponderExcluir
  15. Carlos
    ...e eu ficarei na espectativa de ter o prazer de autografar o seu exemplar....vou torcer para que dê certo!:))

    ResponderExcluir
  16. Flip
    Tenho certeza que estarás torcendo por mim!
    Obrigada
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Fugidia
    Desta vez estou indo só por uma semana e estou com minha agenda apertadinha. Vou lhe mandar um mail:)
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Anônimo(a)
    Quem quer que sejas, obrigada e presumo que nos encontraremos em Vila do Conde...certo???
    bjs

    ResponderExcluir