SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 19 de dezembro de 2010

O que é um baobá ?



"O solo do planeta estava infestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dêle atravanca todo o planeta, é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. Meninos! Cuidado com os baobás!"



(Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Principe.)

*
*******
*

O que é um baobá?
*
*******
*

8 comentários:

  1. Querida Dulce,
    saudade de você! mais uma vez, parabéns pelas últimas atividades. Pareceu-me também, que passaste por um desgosto... perda?
    Quanto ao baobá(imbondeiro, gosto mais), foi o maboqueiro da minha vida lá...
    Preferia montar minha àrvore natalina num bem poderoso, se pudesse!
    Faço coleção de fotos deles.
    Feliz Natal e 2011 de retumbantes sucessos!
    beijo, filipa

    ResponderExcluir
  2. O baobá (penso que adaptação brasileira ao termo baobab que serve para designar a expressão portuguesa de embondeiro ou imbondeiro) tem a particularidade de ser um nome comum a muitas línguas, como o inglês, francês, holandês e, até, espanhol. Curiosamente, em Africanse diz-se kremetart, apesar das grandes semelhanças com o holandês. Na costa oriental de África o termo baobab está muito disseminado e mistura-se muito com o baobab inglês, apesar de haver um termo suaili para a árvore (mbuyu) que, de resto, é referido muito raramente no norte de Moçambique, perto do rio Rovuma que faz a fronteira com a Tanzania. Há populações de Cabo Delgado, junto ao Rovuma, que dizem mbuyu. Em todo o resto de Moçambique, como em Angola, aliás, o termo generalizado e mais comum é o imbondeiro ou embondeiro.
    A título de curiosidade, o imbondeiro é a árvore nacional de Madagascar. Numa viagem que fiz ao Senegal também fiquei a saber (não sabia...) que o baobá é o emblema nacional.
    Nota: Afinal, o termo baobá também existe no português de Portugal e o imbondeiro ou embondeiro também existem no português do Brasil. Ver aqui:
    http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias.php?rid=901
    *

    ResponderExcluir
  3. Já todos responderam, Dulce, e eu subscrevo as respostas. Resta-me desejar-lhe um Natal muito feliz e que 2011 seja ainda melhor, para si, para a sua família e para os seus projectos, do que foi 2010. Um beijinho. :-)

    ResponderExcluir
  4. Filipa,
    o desejo intenso é uma arma certeira para as realizações. Um dia ainda nasce um imbondeiro no teu jardim!:)
    Feliz 2011 pra ti e todos os teus minha querida amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Wikipédia...nã...nã...pra quê se tenho o Espumante!:)))*

    ResponderExcluir
  6. Luísa,
    se 2011 for igual a 2010 já será excelente. Um ótimo ano para você e seus amores também!
    beijos

    ResponderExcluir