SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 26 de março de 2011

Mais uma do meu jardim II



*

*
Uma charada simples mas que aguçou minha curiosidade e me fez ir à net, saber as diferenças nutricionais entre as duas goiabas: a branca que agora tenho em meu jardim e a vermelha que sempre apreciei mais pelo sabor e consistência, uma vez que cientificamente já havia sido magnificamente esclarecida por um generoso leitor/comentador no post anterior :
"Goiabas. Amarelas. Duas. Família das Myrtaceae. Género Psilium, sp várias, estas parecem ser Psilium guajava. Fruto tipo baga. Muito susceptível à mosca da fruta (drosophila melanogaster). Climas equatorias a sub-tropicais. Propagação por semente, enxertia ou estaca."

A branca mais rica que o limão em vitamina C, mais nutritiva que a irmã, é porem mais calórica e não cotem os famosos  rejuvenescedores anti oxidantes da vermelha.
Aos passarinhos que me visitam diariamente, um pedido: por favor, semeiem agora uma rubra e colaborem com meu paladar e minha vaidade!
*
*******
*

6 comentários:

  1. Dulce,
    varri bué das vermelhas ;-)))

    ResponderExcluir
  2. Estás antioxidado e rejuvenescido!:)))

    ResponderExcluir
  3. Adoro Goiabas mas, das rosas concerteza.Dulce a tua tá linda! Parabéns!
    M.Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Lourdes,
    se os passarinhos ouvirem minhas suplicas, hão-de semear um pé de vermelhas e na primeira safra, estás convidada para saboreá-las. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Luísa,
    há uma tática que não falha. Sirvo-lhes de bandeja goiabas vernelhas e eles um dia acabam por semeá-las!:)

    ResponderExcluir