SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 22 de março de 2011

Mais uma do meu jardim

*

Aos poucos constato que devo cada vez mais estabelecer uma relação de dedicada discípula para com seu mestre, escutando mais e mais atentamente meu segundo conselheiro para assuntos botânicos, depois do “Sr Dedo Verde”, meu pai.

Há dois meses atrás, depois de severa poda numa jardineira repleta de folhagem rústica, apostei novamente no que Florindo me disse e não arranquei um galho feioso, magricela e com pouquíssimas folhas que na briga pelo sol, espichara tão rapidamente por entre a folhagem, que depois do corte radical desta, só se sustentava em pé com o apoio de uma estaca.

Durante o primeiro mês, olhava para aquele espaço do jardim e pensava: Eu só posso estar louca dando ouvidos aquele homem. Não bastasse a jardineira estar feia pelo recente, necessário, mas drástico desbaste, ainda havia aquele espeto marrom e quase nu, que parecia debochar de mim, cada vez que o encarava e ficava dividida entre a gana de o arrancar e a profecia que Florindo me segredara, dos carpos com que eu dali me deliciaria.

Trinta dias se passaram e duas pequenas flores se transformaram em promessas de uma fruta que quase em ritmo de cerimonia colhi ontem, agradecendo mais uma vez ao Florindo, meu sábio jardineiro, voz grave e pigarrenta, sotaque caipira, canto da boca descaído pelo eterno fumarento cigarro de palha, que me disse um dia a respeito de um Ipê rosa que nascera espontâneamente em meu jardim e crescia saudável e em espantosa velocidade:

-Dona Dulce, não espanta não, semente cagada é semente vingada!


PS:-  Será que vocês descobrem que fruta é essa ?

*******
*
*******

14 comentários:

  1. Acho que trabalhei demais hoje! Não estou vendo a tal da fruta na foto.Vou dormir e amnhã volto para ver,rsrsrsrsrsrs. Dulce adorei ler este conto de sabedoria popular. Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  2. Goiabas. Amarelas. Duas. Família das Myrtaceae. Género Psilium, sp várias, estas parecem ser Psilium guajava. Fruto tipo baga. Muito susceptível à mosca da fruta (drosophila melanogaster). Climas equatorias a sub-tropicais. Propagação por semente, enxertia ou estaca.
    Onde é que levanto o prémio? E que prémio é? Goiabada ou goiaba em calda?
    :)*

    ResponderExcluir
  3. Deve ser o que diz o Nelson, Dulce, que ele parece saber. E parabéns ao Florindo, não só pelo que domina no reino dos jardins, como também pela sua expressivíssima máxima! ;-)))

    ResponderExcluir
  4. Não sei... mas este recanto do teu jardim é muito acolhedor e bonito!

    ResponderExcluir
  5. Se não for goiabice minha, é GOIABA uai!
    Seu Florindo é porreta dimais da conta!
    Vixe Maria, estava com saudade docê amiga, fiquei feliz com as últimas notícias.
    Beijo, filipa

    ResponderExcluir
  6. É como já disseram, goiaba, só resta saber se é da branca ou vermelha!? Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. E aí Irene, conseguiu depois da anunciada noite de sono? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ooooooolha Espumante, o prémio só depois que adivinhar se é goiaba branca ou vermelha e se sua tese cientifica confere com a resposta que darei no próximo post. Até lá "necas" de prémio em calda, em pasta ou embrulhadinha, que isso é só para quem faz por MERECER!:)*

    ResponderExcluir
  9. Luísa,
    transmitirei seu recado com todo o prazer ao Florindo em sua próxima visita ao meu paraiso. Já quanto ao Nelson, eu não apostaria todas as fichas nele, pois há aí uma questão de coloração que me parece lhe passou ao largo:))).Bjs

    ResponderExcluir
  10. É sim mfc, mas claro que eu sou suspeitissima ao fazer tal afirmação:)!

    ResponderExcluir
  11. Goiabice nenhuma sô!
    E olhi cumade Filipa, si bobiá, nois faz goiabada e comi com aquele quejinho mineiro qui é tudo di bão.:)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já respondo já no próximo post Antonia!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. O meu «amarelas» refere-se à coloração exterior. No mais... está na cara que por dentro são branquinhas como a neve cof... cof... cof... cof... E sempre quero ver o que sai no próximo post. E o prémio pode ser em calda mesmo :))))))))
    :)*

    ResponderExcluir
  14. Espumante,
    sinto muito, mas muiiiiiiito mesmo, pois preocupadíssima com sua tosse, consultei minha médica naturalista e ela me assegurou que goiabada faz um mal terrível à garganta e eu jamais me perdoaria por deixá-lo afónico ou com alguma tosse crónica:)))*

    ResponderExcluir