SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Era uma vez...


Em meados de 2010, sem motivo aparente, senti um desejo muito forte de me engajar como voluntária em algum projeto.
O desejo era grande mas o tempo disponível escasso e por isso fui adiando, mesmo porque à vida profissional que já era agitada e de 10 horas diárias se somou as lides do livro Sabor de Maboque que lancei em Outubro de 2009 e desde essa data tenho tentado na medida do possível abrir brechas em minha apertada agenda para responder dezenas de mensagens carinhosas que recebo de leitores que me presenteiam com comentários pós leitura, viagens para lançamentos e palestras em escolas publicas e privadas onde com um enorme prazer falo da importância de África e da “mãe negra” Angola para a cultura, etnia, religião, gastronomia, musica e edioma do Brasil.
Foi nas palestras que percebi o quanto a proximidade com as crianças e adolescentes me era prazerosa e foi por essa vertente que fui chegando ao projeto com o qual estarei colaborando a partir de hoje.
Em dezembro de 2010, enquanto atendia uma cliente da minha empresa soube por ela de um abrigo para crianças em situação de risco a três minutos de carro do local onde trabalho e resolvi perguntar se não havia trabalho para mim lá.
Curiosamente era uma casa grande, cuja fachada em nada poderia sugerir não se tratar de uma bonita residência familiar, onde dias antes uma bola voara por cima do muro, caindo na frente do meu carro. Quando a bola pingou no asfalto, brequei bruscamente e manobrei o carro de maneira que pudesse estacionar e devolver o brinquedo para a criança que certamente correria para a rua perigosamente movimentada de veículos.
Após dois sábados de reuniões com psicólogas e coordenadoras, hoje será meu primeiro dia como voluntária do Projeto Minha Vida & Momentos Especiais, que a partir da metodologia do Projeto Fazendo Minha História, tem como objetivo resgatar e registrar as histórias de vida das crianças que moram em abrigos.
Motivada pela própria direção do abrigo fiz este post com a finalidade de divulgar o projeto.
Se você tem interesse e tem 1 (uma) hora por semana disponível e mais 2 (duas) horas a cada dois meses para as reuniões de supervisão, venha participar e fará grande diferença na vida de uma criança, com responsabilidade social e exercício da cidadania.
*
*******
*

8 comentários:

  1. Esse projeto é só para Campinas? Gostei da ideia, mas não sei se existe algo parecido aqui em São Paulo.
    Ana Paula Vaz

    ResponderExcluir
  2. tens uma alma Nobre, um coração de ouro.
    Um beijo pelo teu exercício de coragem e altruísmo.
    :-)
    Flip

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns Dulce!
    Se todos fizéssemos a nossa parte... ainda haveria muito que fazer!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Associação de Educação do Homem de Amanhã!
    Diz tudo! Vá em frente Dulce, você que conseguio o destaque e o prestígio necessários para poder tomar uma posição dessas.
    São atitudes assim, que estão faltando num país pujante e "bonito por natureza"... Este povo maravilhoso, hospitaleiro, de mente aberta como poucos, merece, você sabe disso!
    Um abraço, filipa

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Paula!
    Este projeto está em curso em várias cidades brasileiras. Se você acessar os links acima terá como entrar em contato para saber em quais abrigos de São Paulo você poderá colaborar. Se tiver alguma dificuldade, entre em contato comigo pelo email:dulce@mpcnet.com.br.
    Obrigada pelo seu interesse.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Não tenho não Flip. Saio dos parcos momentos em que colaboro, muito mais rica. Recebo sempre muito mais do que dou.
    Bjs:)

    ResponderExcluir
  7. Sem falsa modéstia, não há mesmo pelo que ser parabenizada, mfc! O post foi mesmo só uma tentativa de arregimentar colaboradores para esse trabalho que além de prazeroso, agrega muito a quem doa. Não foram muitos mas houve vários contatos de gente querendo fazer a própria parte e isso foi muito bom. Valeu o pouco de mal estar que me causou ter que expor meu exíguo trabalho voluntário.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. É muito pouco Filipa,
    mas é melhor que nada e você tão bem quanto eu sabe que devemos isso a este país que tão bem nos acolheu.
    Já estava com saudade dos seus comentários:)
    Beijão

    ResponderExcluir