SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 17 de maio de 2011

Orquídeas

Clique na foto para ampliar
"Dendróbium thyrsiflórum"



Desafio o Espumadamente e seu precioso arquivo da "familia Orchidaceae", arrebatado da literatura policial de Rex Stout e das cadeiras da universidade a desvendar o nome desta orquídea que mora em minha sala desde 2009 e já está na terceira exuberante e profícua inflorescência sem que lhe conheça o pedigree.
*
*******
*

8 comentários:

  1. Meu coment. de ontem foi um pedido especial.
    Meu Blog se superou e me surpreendeu!
    Ultrapassou minha meta desafio, então achei que merecia flôres.
    Você e Nelson ofereceram ontem...:)) Ambas amarela, minha cor predileta.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Elementar, Dulce. Esta é uma Phaleaonopsis amareleja. Flor que crescia expontânea nas planícies alentejanas e com tal intensidade e tal amarelo que acabou mesmo por nascer ali uma vila exactamente designada pr Amareleja

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Amareleja

    Durante as invasões francesas, Napoleão chegou mesmo a receber orquídeas amarelas da Amareleja para oferecer a Josefina... mas a coisa corria mal porque as orquídeas chegavam já meio murchas (ao tempo ainda não havia DHL, tudo levava um tempão para chegar o destino...) e Napoleão esteve mesmo à beira de passar à História conhecido como Napoleão, o Murcho. Valeu-lhe uma central de comunicação, um pequeno almoço patrocinado com um jogador internacional de «crapot», a cumplicidade de um Procurador Geral do Império e a destruição de meia dúzia de cassetes com gravações de conversas de telemóvel, para ser Bonaparte e não «o Murcho».

    Como é que as orquídeas amarelas chegaram ao Brasil é que já não sei... presumo que um Manuel da Amareleja levou uma muda para Holambra, fez uma sociedade com um Joaquim que tinha uma padaria perto e estava dado o tiro de partida para uma poderosa região florística, injustamente levada a crédito de um Zoet van der Valt qualquer, só porque era holandês e os holandeses tinham fama de saber fazer moínhos, socas de madeira e flores amarelas. Desenvolveu-se ali um poderoso entreposto florístico que tu conheces! Perdi o rasto à coisa, mas o desenvolvimento da variedade amarela ao longo das décadas seguintes só pode ter tido muito sucesso, a avaliar pela beleza das «amarelas» do post, mesmo admitindo que isso se deva ao desvelo da dona e à perícia de um tal de Florindo (Sem flores e sem Florindo, não há quem te veja sorrindo...).

    E depois deste «boião de cultura» espero ter contribuído para a esfera do teu conhecimento com esta exaustiva descrição. De Rex Stout não falei para não maçar muito e assim...
    :)*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Maria do Rosário e é toda sua! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Caro Espumante,
    sabia que não me desapontaria. Li, reli e relerei, quantas vezes forem necessárias até me embrenhar e lambuzar de seu ENORME "boião cultural".
    Inesquecivelmente grata:)*

    ResponderExcluir
  5. Olà Dulce!
    Vim dar uma espreitadela ao teu canteiro e que bela surpresa...Amarela ainda por cima! Que linda!
    Não serà este um belo exemplar de "DENDROBIUM DENSIFLORUM",também conhecida como "Orquìdea Abacaxi" ou Orquìdea Ananàs"?
    Obrigada por todos estes brindes que encantam as nossas pupilas!
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir