SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 19 de junho de 2011

Minha Horta

(minha horta-clique na foto para ampliar)
*

Apraz-me tocar, admirar, cheirar, saborear e escutar a sinfonia da rega ora gotejando sobre folhas delicadas, ora ribombando nas mais espessas.


Um magnífico baile para os cinco sentidos.

Presente da mãe terra, esta oferta permanente de seu útero para que a fecundemos e nos deliciemos com a magia da germinação, do crescimento e da colheita.

Gosto de minha horta, de abusar do cio da terra, das cores, do viço, da forma, do movimento, do uso, da fonte, da espera, da alquimia, do renascer do replantio, da clorofila, dos insetos e pássaros que a invadem, gosto de VIDA!

*
*******
*

7 comentários:

  1. O cio da terra e a clorofila das plantas a reconciliar-nos com a VIDA...
    :)*

    ResponderExcluir
  2. porque assim nos aperfeiçoamos e reforçamos a nossa relação com a terra, que nos abriga e nos permite saborear estes doces momentos
    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Sei bem o que é esse prazer enorme de tratar e ver crescer aquilo que plantamos!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Dulce,
    Acho que estamos muitas com a alegria da horta.
    Também tenho uma e na verdade é um espectaculo ver a mãe natureza trabalhando.
    Todo o ritual de regar, de ver se tem ervas daninhas,etc,dá-nos uma energia positiva.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que pena morar num décimo andar... Não se pode ter essas alegrias.

    ResponderExcluir
  6. Não quero fazer metacomentários que aparentem contrariar o mainstream dos teus habituais comentaristas. Longe de mim tal «safadeza» :)))), mas creio que já mencionei o facto de uma vez eu, em miúdo, ter semeado um pé de feijão e o meu pai, à conta desse terno cenário, ter visto e ter-me induzido nas ciências agrárias a agronómicas. Isso redundou num estrondoso erro de casting que me obrigou mais tarde a corrigir azimutes.

    Dito isto, espero que o teu gosto pelas hortas não te condicione o talento para vires a escrever algum livro sobre os perigos das doenças criptogâmicas no normal desenvolvimento de um maboqueiro ou alguma história, dramática, sobre maboques com uma evidente carência de boro ou outros oligoelementos :)))

    Cuidado, pois, Dulce, que estes amores serôdios, no caso, pelas hortas, honni soit, não despertem dinâmicas, quiçá desconhecidas :)))))

    :)*

    ResponderExcluir
  7. Olà Dulce!
    Alegra-me saber que também tens mais essa corda no teu arco!
    Lindo modo de tecer loas à Mãe Terra!
    Boa ideia essa de trazer para aqui a tua hortinha. Vais ver que vais incitar gente a criar horta ou jardim mesmo morando num 10°andar...
    A tua ideia, muito original, pode-se realizar em pequenos espaços ou até varandas.
    Eu moro num 5°andar e tenho a varanda cheia de vasos onde vou semeando e plantando flores com alguns para ervinhas e tomateiros.
    Chegue a que hora chegar,quando volto das andanças de trabalho, a primeira coisa que faço é ir ver como se portam as minhas plantas. Apesar de as abandonar bastante, têm sido fièis, algumas vieram de longe e andam comigo hà dezenas de anos!
    Um abraço cheio de clorofila que abunda por estas terras!

    ResponderExcluir