SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bananas radioativas?

(bananeira do meu jardim-04/09/2011-clique p/ ampliar)
*

Há cerca de duas semanas, sentada na sala de espera de um consultório médico, li uma reportagem sobre bananas que me impressionou.
Não foi o apreço que tenho ao seu sabor nem a curiosidade sobre o valor nutritivo, ou a origem desta fruta tão difundida por todo o planeta, nem as dezenas de variedades que me chamou a atenção.
O titulo interrogativo da matéria me instigou a leitura:

“BANANAS RADIOATIVAS?”

Ontem, enquanto fotografava a linda e vigorosa promessa de um flamante cacho que despontou na bananeira prata do meu jardim, lembrei-me do que havia lido e resolvi tirar a limpo, a sensação estranha de que estava sendo ludibriada pela revista médica e vejam o que achei:

“Devido ao elevado teor de potássio em sua composição, as bananas são levemente radioativas,do que a maioria dos outros frutos. Isso se deve à presença do isótopo radioativo potássio-40 (40K), regularmente distribuído no potássio ocorrente na natureza... Por esta razão, os ambientalistas em energia nuclear, por vezes, costumam referir-se à "dose equivalente em banana" de radiação para apoiar seus argumentos durante debates em congressos e encontros sobre a matéria. Embora a radioatividade da banana seja muito leve, todavia, grandes carregamentos da fruta em navios podem ser suficientes para disparar detetores ou sensores de radiação em determinadas circunstâncias."(wikipédia)

Saborosas, nutritivas e inofensivamente radiotivas, como tomates, certas rochas e até castanha do pará, assim atesta este outro site
*
*******
*

7 comentários:

  1. Por isso elas dão tanta força aos desportistas, repondo a energia perdida....
    È sempre bom saber....
    Beijokitas e a tua bananeira está linda.
    Parisiense

    ResponderExcluir
  2. Que a banana era radioactiva eu já andava meio desconfiado. Isto porque um médico amigo me disse que a banana ionizava gases, tanto que se aconselha carvão vegetal a criaturas perdidas por banana, por causa da esperada e indesejada flatulência (uma das razões pelas quais a banana foi banida de banquetes e outras cerimónias protocolares). Mas um dos indícios mais concretos é saber-se da faculdade da banana em atravessar corpos opacos à luz ordinária, o que lhe confere (à banana) uma apreciada qualidade à luz desta particularidade. Atravessar corpos opacos sem precisar de luz adicional foi um avanço tremendo na relação entre os povos, na miscigenação étnica e no aumento da demografia em zonas do globo onde levaram mais tempo a ouvir falar do T.A.Edison.

    Já os tomates... tenho de confessar a minha ignorância. Nunca me passou pela cabeça que semelhante legume pudesse ser radioactivo. Pelo contrário, sempre os julguei (aos tomates) mais um objecto de adorno do que propriamente um elemento activo na emissão de partículas alfa, beta e raios gama. Mas, lá está, ele há tomates para tudo e até esta simpática solanácea acaba por ter préstimo que se veja. Quem diria que a redondeza das suas formas contém prótons, mesmo que poucos, mas prótons. Ah! Parece que, como radioactivos que se prezam, os tomates podem ser fluorescentes. Eu, por mim, nunca reparei, mas um dia destes apago as luzes todas e dou uma olhada! Depois faço um post a dar os detalhes, tá?

    :)*

    ResponderExcluir
  3. Dulce,
    Já aprendi hoje uma coisa! Não sabia da radioactividade de certos produtos comestíveis mas também pergunto: e não haverá um pouco que seja desses átomos em muitíssimas mais coisas que ingerimos?
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olha só que legal esse comentario.

    ResponderExcluir
  5. É uma fruta que me cai bem todo o ano.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Bacouca e assino embaixo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Sou um sobrevivente a essa radioactividade.
    Beijo

    ResponderExcluir