SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 22 de julho de 2012

Maboques brasileiros




(ainda estão verdes, mas breve estarão amarelinhos,
estes maboques com que me presentearam esta semana. Obrigada Mário! )
*
    " ...Num misto de curiosidade e apreensão abri a porta do quarto e me deparei som uma sacola branca sobre a camisola de cetim azul petróleo, que repousava sobre o meu travesseiro. Sentada na cama com a sacola entre as mãos, fui traída pelo tato e pelo sentido da visão, mas foi o olfato que se impregnou com um aroma familiar, longínquo e indecifrável. À medida que abria a sacola tateando duas bolas duras do tamanho de laranjas, o cheiro ia se tornando cada vez mais intenso e me embebia de sensações densas. Meus gritos confirmaram pela fala o que a visão abonava ao olfato:
-É maboque! É maboque!
Ri, pulei, cheirei, chorei, cheirei, admirei, e cheirei novamente.
Sentei-me na cama com um maboque em cada mão e fiquei admirando e evocando o cheiro da infância, de Angola, dos piqueniques na beira do rio Kuanza, das caçadas, da adolescência no clube da Nharêa, da fazenda na Calucinga, das cachoeiras, do olor de umidade do musgo no caminho da horta, da igreja, da mata do colégio, do Liceu, das boates no Cubo, da pastelaria Primor, do primeiro beijo..."
(Sabor de Maboque-Dulce Braga)

6 comentários:

  1. Dulce, qualquer dia desta semana passo por aí para pegar o meu. Você não imagina a curiosidade que tenho para provar essa fruta.
    Beijos
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. E quando estiverem amarelinhos terão um perfume muito bom!
    Pena que esteja tão longe. Se estivesse mais perto da Dulce pedia um, para experimentar o que no livro descreve com tanta paixão.
    Abraço
    João Manuel

    ResponderExcluir
  3. Hum!
    Que "maboqueira magia" me traz a milhares de milhas, a este meio Atlântico, esse enebriante perfume que mãos de fada tão bem descreveram!? Que "maboqueira magia?
    Beijo Dulce.Jorge

    ResponderExcluir
  4. Escrevendo ou lendo nos unimos para além do tempo e do espaço. A riqueza de outros nos enriquece a nós, quando lendo o que não existe entre uma página e outra da mesma folha.
    Beijo Dulce. Rolgar

    ResponderExcluir
  5. Ah menina que saudade imensa!!!! De tudo!!!! Como entendo a tua reação, acho que ia pular tanto e chorar muito! Beijo nessa tua linda alma. Aproveita - quem sabe não consigo também pelo menos unzinho ehehehheheheheheh daí a Curitiba ou a São Paulo nem é tanto assim rsrsrsrsrrs

    ResponderExcluir