SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quem meu filho beija, minha boca adoça

Aquarela de Isa Marques, aluna da escola  Escola Técnica Juscelino Kubitschek-Rio de Janeiro.
Trabalho acadêmico, retratando a personagem Dulce do romance Sabor de Maboque , para a oficina literária, coordenada pela professora Elineide.

 

Hoje amanheci com as papilas gustativas adoçadas por esta critica do blog português “O Sofá dos Livros”:


“...Gostei bastante do tom que a autora utilizou, em cada palavra é bem visível a saudade daquelas e daqueles lugares que esta sente. É um livro que nos coloca os sentimentos à flor da pele e que nos dá um vislumbre do que muitos portugueses passaram naqueles últimos dias antes da libertação de Angola.
Esta é uma viagem às memórias da autora. Sendo que todas as personagens são reais e os acontecimentos, por mais terríveis que nos pareçam, neste momento, aconteceram. Houve relatos de pessoas mortas e carnificinas, a crueldade de um ser humano foi bem demonstrada nessa fase. E as pessoas temendo pelas suas famílias fugiram e muitas sonhavam que regressariam, em breve, em alguns meses pensavam. Sabemos que tão não foi real.
É um livro que todos devemos ler, de modo a compreendermos um período negro da nossa história, onde abandonamos um país à sua sorte sem qualquer apoio nem orientação. Deixamos um país entrar numa guerra civil longa e violenta.”