SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 4 de agosto de 2013

Todo o mundo tem um maboque!


*

Hoje recebi uma mensagem de uma leitora, que me alertava para o fato de alguém ter escrito num blogue, que eu era moçambicana.
Levada pela curiosidade, cheguei ao “Blog da Pandinha”, que leu o livro Sabor de Maboque há algum tempo e neste post recente, apesar de erroneamente me conferir a nacionalidade moçambicana, me presenteia com algo inusitado.
Ela cria  o que gramaticalmente é chamado de “figura de estilo”. 
Nunca fui boa nessa matéria e  não sei se seria uma perífrase, uma catacrese, ou uma metáfora, mas maboque passa a significar qualquer pitéu delicioso, com o devido perdão por esta gradação gramatical, que aqui justifico, porque ela lhe confere não só a equivalência a alguma memória gustativa deliciosa, mas a associação dela a uma doce lembrança afetiva.
Por analogia ao que ela leu no livro Sabor de Maboque,  descreve uma grande alegria que o marido lhe deu, ao presenteá-la com  “queijos de minas”, não só pelo sabor, mas pelas lembranças  que resgatam de sua memória.
O mais interessante são os comentários que se seguem, onde várias leitoras do blog, descrevem seu próprio “maboque”.
ADOREI !!!
Obrigada Pandinha.
Que na sua velhice tenha infinitos lindos maboques para  recordar!
*
*******
*