SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Parabéns filho !!!

*

Certa vez, após uma sessão de muitos “nãos”, ouvi de meu filho de 8 anos:
-Você é a pior mãe do mundo.
O que na primeira fração de segundo tanto me magoou, rapidamente trouxe um grande bem estar, e disparou minha resposta de supetão:
-Marcelo, saiba que me considero tremendamente elogiada  com a classificação que acabou de fazer de mim. São “nãos” difíceis de dar, mas são fruto do amor que tenho por você.
Há poucos minutos atrás, quase 20 anos depois desse nosso dialogo, ao ler um texto que ele acabou de publicar no facebook, tive certeza do quanto valeu cada um dos tão difíceis  “nãos de amor”.
PARABÉNS filho e obrigada pelo presente deste lindo texto que, guardadas as devidas proporções, é para mim uma vitória tão grande quanto o bacharelato.
Homem feito, bonito sob todas as facetas, OBRIGADA pela honra de ser sua mãe!

  “Em meados do mês de Dezembro de 2008, ano em que eu ainda cursava Analise de Sistemas, escutei de um professor de Antropologia que ele sentia muito em dizer mas eu não me formaria antes da Copa do Mundo no Brasil. Achei aquilo um absurdo, afinal o certo seria finalizar o curso em 2012, dois anos antes da Copa, ou seja, tinha comigo uma bela margem para futuramente “jogar na cara” desse mesmo professor que ele estava errado.
E então, esse professor estava certo. Ao longo desses 7 intermináveis anos, em que mudei de instituição por duas vezes, de curso por três, e pelas diversas turmas que frequentei sempre me vinha na cabeça: “Seria a praga lançada por aquele professor?”. Não poderia ir embora da faculdade sem responder essa pergunta.
É incrível como a vida nos prega cada peça, por um acaso do destino, hoje, dia 11/12/14, dia em que fui a faculdade receber a nota final do meu TCC, encontro com aquele, que até então tinha como “maldito professor”. A princípio fiquei com medo de não ser reconhecido, mas para minha surpresa fui abordado por ele com uma simples frase: “Você por aqui???”. Senti um misto de raiva/dever cumprido e por um momento quase respondi, “Claro!!! Você devia saber”, rsrsrs, mas não, me contive e começamos a bater um papo. Contei para ele toda a minha jornada até aquele dia e até mesmo a minha dúvida sobre a praga, rsrsrs. Foi então que ele me esclareceu motivo por ter falado aquilo. Disse que eu era apenas um aluno recém formado do ensino médio que não tinha a mínima noção de como enfrentar o mundão ai fora e que apenas um choque de realidade e/ou vivência me faria um ser humano/profissional melhor. Mal sabe ele, tudo que essa frase me proporcionou, rsrsrs.
A caminhada não foi fácil, troca de faculdade, troca de curso, troca de grade, troca de turno e nada parecia dar certo, e por final, o mais difícil não foi tudo isso, e sim a resistência em assimilar o porque de todos os seus amigos e amigas, mais velhos ou mais novos, estavam se formando antes do que eu. Por diversas vezes tentei desistir, afinal é sempre mais fácil fugir dos problemas, mesmo que eles voltem muito pior no futuro, mas felizmente sempre me circundei de pessoas que não pensavam apenas em passar a mão na minha cabeça para me verem bem no presente, mas sim no meu futuro.
Hoje, formado, bacharel em administração de empresas, vejo que a faculdade não trouxe para mim apenas um aprendizado teórico, enxergo que foi muito além do que eu esperava. Esse longo período me concedeu diversas experiências, amizades e aprendizados.
Acho que nesse momento devo agradecer todos que de alguma forma contribuíram para minha formação, meus pais, namorada, maninha querida, familia inteira, amigos de longa data, amigos da faculdade, clientes, professores, e até mesmo aquele que agora o tenho como “bendito professor”, rsrs.
Um abraço forte de um Braguinha que agora pode dizer que amou toda essa experiência!
Falouuu!!!”
*
*****
*