SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 3 de janeiro de 2015

Que item parece estranho neste cenário?


Nestas lindas praias do Rio Grande do Norte, onde veraneio, como aqui tão apropriadamente se diz, por alguns dias, sinto África fisicamente mais perto, na gastronomia, nas frutas nativas e Portugal nos vocábulos que há muito caíram em desuso no Brasil mais ao sul. 
Cada novo dia me reserva uma deliciosa surpresa.
Hoje em minha caminhada matinal, ao longe avistei,  um grupo de pescadores fazendo um arrastão. Não, não se assustem como eu, no primeiro dia que aqui cheguei e me convidaram para ir até à areia, na beira da água, assistir a um arrastão. Não é um assalto em massa, apenas o ritual comunitário de  puxar para fora da água a rede de tresmalho onde uma infinidade de peixes ficou cativa enquanto o artefato estava dentro do mar. 
Mas o que me surpreendeu hoje não foi o arrastão e sim um dos membros do grupo que participava dele: um bem cuidado e lustroso carneiro preto.
Curiosa e incrédula aproximei-me para me certificar que não estava tendo alucinações e perguntei:
-Um carneiro?
O pescador que estava mais próximo dele:
-Sim senhôra. Mas num é um qualquer. É José Wylson...com "w" e "y".