SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 15 de julho de 2017

Eta cafezinho caro!



*

Convite para um cafezinho é algo que posso até adiar mas raramente rejeito.
Assim foi na ultima terça feira quando uma amiga me ligou para ir até à casa dela.
Convite inadiável e irrecusável naquele dia frio, para dois dedinhos de prosa, acompanhados de um bolo tirado do forno há poucos minutos e um café que aguardava ser coado quando eu chegasse.
Sim, coado à maneira antiga, porque ela é mineira. Naquela casa, a máquina de  café expresso é usada só de vez em quando porque, na sua opinião, além de ser muito mais caro não é tão saboroso.
O pó para o cafezinho de todos os dias vem de uma fazenda de Minas Gerais e a mistura fumegante e deliciosa é coada na mesa diretamente nas xícaras. Uma maneira tradicional, aromática, saborosa e bucolicamente charmosa de servir o café, que ela agigantou quando adicionou ao convite a alusão à ótima cozinheira Marinilza recém contratada.
Fim de tarde, dia de muito trabalho, o estomago nem se lembrava mais de ter almoçado e lá vou eu.
Minutos depois de eu chegar, minha amiga foi até à cozinha pedir que Marinilza fizesse o café e servisse o bolo.
Eu não sei se foram 15, 20 ou 30 minutos, mas tenho certeza que já era hora do café ter chegado quando minha amiga pediu licença novamente e foi à cozinha verificar o que se passava.
Poucos segundos depois quando comecei a perceber que algo errado acontecera ela voltou e disse-me:
-Dulce, não sei se será o melhor , mas acho que você vai tomar o café mais caro da sua vida.
Perante minha expressão interrogativa ela continuou:
-Marinilza não achou o recipiente com o pó de café e não teve duvida. Abriu 30 cápsulas de café nespresso  para colocar no coador.

*
*****
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário