SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 25 de julho de 2009

Atlântico

Três Países
Três Pátrias
Uma Lingua
Uma História

17 comentários:

  1. Olha Pá!!!!!
    Eu, no teu lugar, teria trocado o vermelho por um verde do tipo Guarany, só pra contrariar o marido Ponte Preta. Deixo de qualificá-lo com outros adjetivos, aqui, porque ser da Ponte Preta revela um marginal de características específicas. Tão marginal, mas tão marginal, que aqueles momentos ao colo dele na festa do Gregor provam o oposto do comportamento da mulherada pós-moderna atual e convenientemente moralista em relação a conjuges.
    Agora, uma razão mais séria pra mudares a cor para verde: - haverão de pensar que és comunista.
    Faz isso antes de teu Pai voltar da Tuga. Corres o risco de apanhar. Ele é do sporting e vermelho significa Benfica.
    Fica bem.

    ResponderExcluir
  2. Francisco
    ...e a convidar...a julgar pelos meus (e pelo seu nome provavelmente também os seus) antepassados.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir

  3. :))))
    E eu que só coloquei a cor vermelha pela prosaica ideia de combinar com o cabeçalho do blog!!!

    ResponderExcluir
  4. A combinação de cores está atraente.
    Pareces ser uma cidadã do mundo. Os nomes Layla, Ayla e Suryavati estão entre aqueles mais bonitos que pude ler neste ano, expressando a existência de heróicas cidadãs do mundo entre tantos outros seres semelhantes.
    Pertenceres a uma família bem constituida, teres participado da formação de uma família harmoniosa, aparentemente livra-te de figurares entre as estatísticas do mundo desse tipo de despossuidos. Mas, as raízes de onde brotam cidadãos do mundo nutrem-se dum mesmo alimento bem conhecido, o progresso, e, alguns poucos suplementos energéticos para sustentá-lo ou por ele espoletados, sempre contrabandeados ou sem prévio consentimento.
    Acho que o Sabor de Maboque ajudou-te a ultrapassar definitivamente as fronteiras do mundo das cidadãs do mundo. À tua maneira é como música, música desse cara:
    http://www.youtube.com/watch?v=1wfamPW3Eaw
    ou menos impactante
    http://www.youtube.com/watch?v=m5kHx1itU8c
    Submeto o primeiro caminho à avaliação do Braga, porque já a tinha mandado para outro amigo dar um parecer, mas, como nos tempos da juventude ele já mostrava, a capacidade dele é para reprodução apenas.

    ResponderExcluir

  5. Perfeito!!! Como uma flauta mágica ajudou-me a ultrapassar as piores das fronteiras: as auto impostas.
    Já passei o teu pedido de avalição para a frente.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom...eu também apostava no Verde...cor da Vida e da Esperança.

    Tb sou do SPORTING (ahahahaha):))

    midá

    ResponderExcluir
  7. Xiiiihhhhh...já estou vendo que vou ter que esverdear algum post!!

    ResponderExcluir
  8. Já o Firmino é do Sporting. Agora a Midá também diz ser do Sporting. Saberá a cidade Invicta que seus abrigados deixam de ser do Porto. Ai se o Sr Felipe soubesse disso. Esperança só há uma: no Rubro do Benfica, anunciando a ausencia total do estado pra nossos bisnetos, seguindo o curso das Escrituras e do Amor nas entrelinhas das obras do Karlito. Ou seja, o fim da corrupção e a prevalência do entendimento entre todos, cada um esclarecido a seu modo, guia de si mesmo, a amar cada criança de igual maneira como amará sua prole e a amar cada criatura por saber amar-se a si próprio. Nunca me imaginei a escrever tais coisas, aos 54. Agradeço ou peço desculpas?

    ResponderExcluir
  9. JeJé,

    sou do Sporting desde que me conheço (57)...

    Escreveste (aliás ...escreves)muito bem...porém sinto-te "amargo" pq AMIGO??
    A vida nem sempre corre de feição...mas a esperança mantem-se...(por isso eu sou Sportinguista)ihihih
    bj

    midá

    ResponderExcluir
  10. Sou tão doce como um morango rubro, Midá. Benfiquista desde que tomei consciência de nenhum time usar uniforme amarelo. Azedo desde que o primeiro lohengo me caíu na goela. Amigo de todos os Karlitos e Marxista desde que aprendi a cantar a Samaritana. E tu gostavas de escutar. Tentei acreditar que ele estaria errado, mas descubro agora que Karlito revelou muito mais do que o Das... Amargurado eu era. Era quando trabalhava em média 16 horas por dia, sem folga semanal, convencido que a Mãe da Natália só me contrariava ao programar um cineminha no shopping.
    Pode?
    Agora que tu me deste trela e a Dulce nem comentou nada sobr'eu m'exibir no espaço dela, aqui vai um segredo: HÁ POUCO, APARECEU AQUI UMA EQUIPA DE UNIFORME AMARELO FUNDADA POR UM DOS PRIMEIROS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO, POR CONVENIÊNCIA D'OUTROS CORRUPTOS. Além dos interesses desses d'outros corruptos e mais, A MORAL RELIGIOSA tem tido um peso grande na difamação d'uma das pessoas que mais prometeria, no acelerar do passo rumo à era do Amor, e, do estado supérfluo portanto. Seu nome: Heloísa Helena. Por e-mail podemos trocar impressões com detalhes mais instigantes.
    Um abraço ao Homem da Rádio e um beijo pra ti.

    ResponderExcluir

  11. E ainda dizem que além dos gostos :futebol, politica e religião não se discutem ;-P

    ResponderExcluir
  12. Pô...JeJÉ

    GOSTEI...do que li.
    Dulcinha tem carradas de razão...três assuntos proibidos futebol, política religião :)))
    SAMARITANA...emoção e saudade ouvi-la cantada por um "Grupinho" de "malandros" que tinham o dom de fazer "levantar persianas a meio da noite...

    beijão aos dois

    midá

    ResponderExcluir
  13. pARECE QUE O VERMELHO FOI O TEMA DAS DISCUSSÕES, QUE O REPORTARAM A TIMES DE FUTEBOL, MAS O QUE EU VEJO, NA VERDADE, É QUE O ESPAÇO MAIOR É OCUPADO PELO VERDE (MAIS APAGADO - ÁGUA - MAS MAIS AMPLO). SERÁ QUE O SANGUE FALA ASSIM TÃO MAIS FORTE E NÃO PERCEBE QUE A ÁGUA LAVA TUDO?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Clara
    Nada como enxergar o lado apaziguador em dias tão conturbados!:))

    ResponderExcluir
  15. Já Santa Clara teria apaziguado Santo Agostinho.
    Será que os nomes determinam o que somos? Se bem conheceres a Midá, saberás que a bem da verdade ela é do Porto. Como alguém da cidade do Porto pode dizer que é de Lisboa! Se ela insistir em dizer que é do Sporting é simplesmente por medo do Leão ou para o Leão ser aliado dela contra uma possível onça. Facto!!!!!, e de facto Facto Traumático: Sr Lemos, pai da Midá, "QUE DEUS O CONSERVE EM SUA SANTA GUARDA", teve uma das nádegas quase totalmente subtraída, na mordida de onça adulta, real, certa madrugada num combate corpo a corpo... Uma realidade que faz de Hemingway um simples Arnesto.
    O sangue rubro Benfiquista da maior torcida da Europa, façam de conta ser de Picasso em tantas de suas odes às touradas. Principalmente agora, depois termos visto aquela manada de búfalos livrar o filhote das presas de leões e de super-gigantes aligators-tipo-e.u.a crocodilos Africanos, a família de Touros e Búfalos continuará merecedora de nossa fiel torcida, contra a elegância ardilosa e o amor neoliberal.

    ResponderExcluir
  16. Jeje continuas a filosofar muito escreves bem falas bem eu tambem sou do sporting e vivo no Porto o que é que isso tem a ver se eu vivesse em Cuba tinha que ser COMUNISTA né bem eles nao tem direito a opniao hó tinha-me esquecido disso eles la sao todos livres JA AGORA em ate vou preparar uma CUBA LIVRE que estou cheio de sede xao seu estalinista que aprego-a o AMOR

    ResponderExcluir