SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

sábado, 29 de agosto de 2009

Parabéns Gabi


Alguns meses de espera pelo resultado positivo no teste de gravidez, transformaram um dos primeiros dias do chuvoso e quente janeiro de 1985 em uma alegre festa comemorativa pela confirmação da gestação.
Logo depois veio o Rock In Rio I, com você ainda microscópica, mas que eu jurava já sentir dançando dentro de mim. Tão irrequieta que nos deu um susto logo após o grande evento musical e me fez ficar quietinha por um mês, para que você se aninhasse com mais calma, conforto e segurança.
Nove deliciosos meses se passaram com você crescendo e se acomodando dentro do meu ventre, entre idas mensais ao ginecologista de onde voltávamos com as ecografias rudimentares, que a medicina daqueles anos oitenta permitia. Algum dom eu e papai tínhamos a mais que as outras pessoas durante aqueles duzentos e setenta dias, porque na mesma imagem onde eu e ele jurávamos ver coração, nariz, orelhas e olhos , os outros insistiam em dizer que não viam nada. A confirmação do sexo com aquela qualidade de imagens era impraticável e por pouco não montamos uma banca de apostas. Ser o primeiro neto ou neta da família paterna e materna é um assunto muito sério!
Quanto mais a barriga crescia maior era a vontade de exibi-la, dando-me prazer e vigor para trabalhar até quatorze horas antes de você nascer. O dia vinte e nove de agosto e o número de horas que demorou para sair de dentro de mim também foi você que determinou, dando os primeiros sinais que queria ver o mundo com os próprios olhos, quando eu ainda atendia os últimos passageiros no balcão do “check in”.
Seu nascimento foi um grande acontecimento com direito a suíte na maternidade, onde a salinha de visitas ficou abarrotada de gente e flores.
Você nasceu rosada, mas com uma pele que anunciava a bela morena em que você se transformaria e de cabelos tão negros, que só poderia ter induzido a mim e ao papai a te chamar Gabriela.
Parabéns e obrigada por você ser nossa filha.

32 comentários:

  1. deixo dois beijinhos, um pra mamãe e outro prà filhota, parabénsssssss
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns a ambas, Gabriela e Dulce, e um dia muito feliz (seguido de uma imensidade de outros igualmente felizes). :-)

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei que quem deve comemorar o aniversário de uma filha(o) são os pais. Obrigado por fazer essa linda "pimpolha" existir. Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Mãe,
    só tenho a agradecer, por ter sido criada em braços tão ternos como os seus e do papai, que sempre explicitaram muito amor e respeito. Amo vocês. Beijos grandes, com muito orgulho da sua conquista pessoal, o meu segundo “irmão”, Sabor de Maboque.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Flip. Só dois. O Papá é um cara que faz uso indevido da informação. Tem a ver com coisa de Bispo de Brga, também. Entendes? Poder da igreja na idade média... política de compadres... Ele tem mesmo sobrenome Braga. E gosta de dar beijo em homem. Quando cá chegamos, KuaKuaKuaKuaKua ontei-lhe que só negros ocidentalizados beijavam na boca. Certo do privilégio de ser uma fonte/raíz de cultura negra, justifiquei que no mato eu nunca tinha visto uma negra e um negro trocarem beijos. Mais, ceder a um beijo na boca é ter a alma roubada para sempre.
    A concepção do mundo para os Índios daqui também passa pela boca, no momento em que o vento entra, puro, e saí com resíduos de altas ganzas.
    Mas voltemos ao Braga, Papai.
    De posse daquela informação, a qual eu repartira sem nada querer em troca, o que fez ele? Tasca um beijo na Xinha. Aí descobri a razão de o gajo ser gordo. Aquilo devia ser pr'áli uma acumulação primitiva de almas. Estávamos no limiar da globalização do supérfluo, e, almas, pra ele, sempre devem ter sido excedentes. Até conhecer a Xinha. Surge o verdadeiro valor da política, e a verdadeira noção de valor. Negociam a custódia compulsória por parte da Dulce, de Duas Almas, cada uma por nove meses. Duas Almas Femininas neste Post.
    Devem aparecer por aí As Duas Almas Masculinas.
    E que Almas.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns à mãe!
    E ao pai e filha (por esta ordem :-p)

    ResponderExcluir
  7. Jéjé
    altamente acelerado mermão :-))) essa dos índios gostei, bateste alto coro nos manos da floresta. Como é que a mana Xinha foi na conversa? :-)))

    ResponderExcluir
  8. Há qualquer coisa de mágico e indescritível nesse papel que desempenhamos. Parabéns à mãe e à filha

    ResponderExcluir
  9. Flip
    É facto.
    Na cultura sélvícola, a criação do mundo está no vento. O que pra nós é a criatividade, o pensamento, a pedra filosofal, o Devir, para um índio legítimo, nada mais é que viver, por força do vento que inspiramos. Nesse instante o vento transforma-nos e quando o soltamos já somos outros.
    Como na "Pedra Filosofal" do Manel ALegre, agora Mané, deputado, de muita cultura e muito combate à ditadura e que por lá deve ter ficado, "...o sonho comanda a vida e sempre qu'um homem sonha o mundo pula e avança...", um índio que como o Mané nem deve conhecer Déleuze, atesta a mesma coisa: só depois duma ganzada é que o Pagé cura, só depois duma boa ganzada a negociação será bem selada, e, só depois duma ganzada pode uma decisão judicial ter alcançado o mais alto grau de maximização de justiça.
    Detalhe:
    Sem ganzas, de plena consciência, como Sobas antes de tomarem o parecer do Secúlo, ao tratar assuntos sérios, ao discutirem, sempre decorre um espaço de tempo entre perguntas e respostas para reflexão e planejamento da verbalização.

    ResponderExcluir
  10. Sélvícula é um termo dum comediante, para substituir mais categoricamente sílviculas. Afinal são da Selva. Muito longe de ser dum Silva qualquer.KKKKK

    ResponderExcluir
  11. Vinicius
    Muuiiiitooooo obrigada, por fazer minha filha feliz!
    Bjs
    Sua Sogra Preferida :)))

    ResponderExcluir
  12. Ordem respeitada e agradecida Fugidia. Bjs :))

    ResponderExcluir
  13. Si
    Bota mágico...mas muito mágico nisso..
    Obrigada :))

    ResponderExcluir
  14. Pô, será que fiz algo errado?
    A empolgação é toda culpa do Vinagre aqui ter aparecido. E ele tem que saber que onde quer que algum Marista possa ter ido parar, lá repartirá seu Amor por todos que o rodearem, sem a menor discriminação. Reconheço a grandeza d'alma do Braga, expresso todo o meu apreço, e, sou tratado como um excluido? Desalmadamente!!!!!
    Pô, e ainda por cima ordenei um post com o outro lado desse Maboque, ou seja, os homens desta célula familiar exemplar. The Other Side of This Maboque, pôôô!!!!!=:<>
    Pô, só agradeceste aos outros, pô! ö
    Vou filiar-me a um grupo d'os sem blog, MSB. %:(

    ResponderExcluir

  15. E eu achando que estava fazendo tudo certinho, deixando-te à vontade para debateres com o Flip!
    Como começas-te os dois comentários te dirigindo a ele, quedei-me a observar, como boa anfitriã que sabes que sou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. O Flip deve ter ficado meio assustado. E o Braga também. Eu fiquei, depois, até a Natália me dizer que eu não sabia escrever na internete. Já foi um conforto.
    Quando o Tucho aparecer mais vezes, talvez eu já deixe de assustar tanto.
    Lembrei!!!!! Aprendi c'o Braga.
    O texto é extraído do Sabor de Maboque? Ou apenas baba de Mamã pela muchileira que vendeu o violão na volta pra casa. Afinal, por si só, Ela já encanta.

    ResponderExcluir
  17. Pura baba de mãe.:))
    Bj para a doce Natália.

    ResponderExcluir
  18. Jéjé
    mano, tu tá djimaiz...ri bué então! Continua assim, só espero que a Dulce não te xingue, mas ela parece uma garina nice, não estrilha e tal, mas esses índios vou-te contar, altos pedrados, mas é fruta da natureza, e eles vivem lado a lado com ela, filosofia para eles tá em todo o lado, na nuvem e no rio, coisa que só eles vêem mesmo, e isso a gente só consegue atingir sendo um deles, agradeço efectues sondagem pra uma semana junto do soba ou do Pagé para tirar apontamentos
    abração :-)

    ResponderExcluir
  19. Dulce,vejo que a poesia nasceu com você e que você a recita em tudo o que sente, escreve,cria (e procria!), produz (e reproduz!),trasmite e faz da vida uma festa.
    Parabéns a toda a família.

    ResponderExcluir
  20. Flip, meu, no nosso tempo diriamos borrachinho. A Dulce era e é um borrachinho. Quem a conheceu deve ter sido o Vasco, o gordo sonâmbulo Aparício e agora careca à la tely savalas, o Garcia que é piloto da TAAG e vem a São Paulo de vez em quando, e, todos os demais que visitavam irmãs e familiares ou primas arquitetadas, aos Domingos a partir das 10:00, logo ali depois do portão das madres.
    Mêrrmão no Rio, Mano em Sampa, Véi em Campinas, ou, Véio, a garina é bué de fixe. Prefiro fishe. Sempre nos lembramos de peixes. Peixes, peixinhos e tubarões. Para conhecer novas espécies de tubarões estou mais propenso a ir ver se ainda existem Sobas e Secúlos do que a falar com um Pagé. Monteiro Lobato e Villa Lobos passaram uns tempos no meio de índios, agora, americanos andam por lá e se escapam da loucura viram fundamentalistas. Tão fundamentalistas que tornam-se Tubarões inalcançáveis e inofensivos, do bem, ou, do mal. Houve um gringo que chegou às raias da loucura de carregar com uma indiazinha diretamente do meio do mato pra Nova York. Felizmente a pobrezinha lá o pôde deixar e voltou pr'o mato. Se te disser que a Xinha caíu nessa esparrela no meio do mato, tu também vais achar que estou louco, mas é a pura verdade. Há testemunhas além da que aqui se apresenta. Ainda que a testemunha chave esteja com as idéias afetadas pelas falsas e nefastas conversas pós modernas, enfraquecida pela rejeição ao pêso da idade, até o ambiente, em tudo a lembrar terras d'África, certamente contribuiu para a Xinha deixar-se levar. Há quem possa pensar que o motivo foi simplesmente por serem da mesma altura, O Braga é um gajo do tipo baixote. Como diríamos à época, um Meia-Cuca. O Braga sabe o que é uma Cuca. Fica frio. É possível que o rock lhe tenha danificado a memória, mas o filho dele fará com que se lembre. O Puto é expert em Tecnologia da Informação. Mas se o Sabor de Maboque omitir o mato tipo chicala, a segunda edição terá que ser revisada.

    ResponderExcluir
  21. Gosto imenso de ver acurvatura elegante de uma mulher grávida!
    Parabéns á mamã.

    ResponderExcluir
  22. Jéjé
    vejo que continuas imparável e ainda bem :-) Sobre esses manos que referes já me tinha constado o que mencionas, é óptimo saber da malta e tu não massacres muito aí o Pagé :-) e é de louvar a índia ter voltado, os grigos são tontos e não sabem lidar com as belezas da mãe natureza, ainda ela se viciava em McDonald's etc, pobrezinha :-) E ainda não leváste surra do Sabor do Maboque? Tu não tá abusando cara, olha a garinha hein?!!! :-) abração

    ResponderExcluir
  23. mfc
    Obrigada! Ainda bem que há gente como você que considera essa curvatura elegante. A minha como pode ver ficou deliciosamente imensa :))

    ResponderExcluir
  24. Hei!!... Jé...
    Abre os teus ouvidos aos conselhos da sábia e doce Natália...

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Clara:)
    Festejar a vida não é tudo de bom!?!?!

    ResponderExcluir
  26. Ops.
    Xinha, se quiseres xingar-me "em privado" fica à vontade. Tenta realcançar o Estado de Graça que todo o Barrigão anuncia, sem distinção, muito além do da maria de Jesus!!!!!
    A água feita da combinação dos dois produtos mais explosivos à face da terra.
    Flip,
    Quando eu vier a ver uma indiazinha obêsa, aí pegarei em armas. Jamais entrarei num Mc como o Mickel Douglas de metralhadora em punho e disparar se o lanche vier diferente da foto. As minhas: Amor, O Amor.

    ResponderExcluir
  27. Jéjé
    e fazes muito bem...vivam as índias e abaixo o Mc :-)

    ResponderExcluir
  28. Já se foi dia 29 de agostos, mas nunca é tarde para mandar um gande beijo de aniversário para a Gabi, e um outro para voces dividierem entre os outros três. Ahhhhhhh se eu entendi direito voces dois Claudio e Dulce levaram a Gabi no Rock in Rio ????? Não quiz acreditar, mas conhecendo esses meus primos começo achar que ela foi, apesar de eu estar lá mas no meio daquelas 250.000 pessoas não deu para encontra-los. Beijos a todos Fernando e Antonia

    ResponderExcluir
  29. Obrigada Fernando e Antonia
    Acreditem porque foi verdade!:) No Rock in Rio I ela foi dentro de meu utero, aos dois meses de gravidez. No II ficou em casa com o irmão enquanto eu e Claudio estavamos lá. No III fomos os quatro.:))
    Bjs

    ResponderExcluir