SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Monólogo da Cria I


-Você não sabe o que me aconteceu hoje! Meu celular tocou e quando li no display a identificação de quem me ligava, Pontes Editores, tentei imaginar qual seria o detalhe que ainda estaria faltando para que finalmente pudesse segurar minha cria nas mãos. Sabe o que quero dizer? Já comentei uma vez com você sobre o prazer que cheiro de livro me dá, né? Sabia que você lembrava! É...falamos sobre isso quando relembramos nossa infância e adolescência e comentamos também sobre o aroma delicioso do conjunto do material escolar novo, no primeiro dia letivo. Você pode imaginar a ansiedade que vivo à espera de usar alguns dos sentidos no meu próprio livro, olhando-o, tateando-o e cheirando-o. Sei que você, tanto quanto eu, acredita que uma cria gera-se, ama-se, lapida-se, admira-se, protege-se e pela mão carinhosa e orgulhosamente expõe-se. Exposição essa, tão desejada quanto temida, pela certeza dos amores e dores que dela advirão e quando atendi o celular:

-Alô?

-Oi Dulce, seu livro está pronto!



...

33 comentários:

  1. Trrrrrimmm, trrrrrriiiiimmm

    - Alô?
    - Oi, Dulce,
    Cadê minha cópia autografada, hein?? ;D

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmmmmmmm.... quero cheirá-lo!

    (Parabéns!)
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Dulce
    finalmente!!!!! Até já sinto o odor dessa capa, e as páginas fazendo-me sinais para que eu as leia, saborearei essa cria que foste alimentando em ti com muita simpatia... estou à espera que saia aqui
    bj
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Não quero nem imaginar o que é uma mulher diz ou faz depois de seis copos de Barca Velha. Nem mesmo com o amortecedor de 14 castanhas assadas. Sobretudo se receber uma chamada da cria que por acaso se chama Sabor de Maboque..
    :)
    Beijinho de congratulações

    ResponderExcluir
  5. Esperemos então que saia à rua e se nos dê a conhecer. É uma ansiedade, Dulce! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, fico torcendo para que chegue aqui a Portugal. Estou curiosíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Triiiimmmm.....trrriiiimmm
    -Alô? Si?
    ...
    -No próximo verão europeu prometo que estarei aí e autografarei.
    .....
    -Ah..mas não me importo nada de assiná-lo. depois de muito lido e com as orelhinhas já querendo virar...
    ...
    -Sei, sei...entendo...mas se quiser vir tomar uma (podem ser várias:))) caipirinha comigo, pode ser pra já!:)

    ResponderExcluir
  8. Fujidia
    Já ...já ...estará por aí...ajude-me a cuidar dele...que estará tão longe de mim...:))

    ResponderExcluir
  9. Flip
    No comecinho da próxima semana já estará voando sobre o Atlantico.
    Espero que se delicie com ele e que gostando o divulgue, para que mais e mais apreciem minha cria. Jamais imaginei que através do blog fosse conhecer alguém que sem saber, não deixa de ser um dos personagens do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Espumante.
    E com mais seis para acompanhar o magret de pato? XIIIIHHHH...acho que revolucionei o estomago de alguém.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Luisa
    Logo mais estará bem pertinho de você! Já está refeita da viagem? :P

    ResponderExcluir
  12. Carlos
    Sua curiosidade poderá ser aplacada dentro de pouco tempo. Torço para que depois da curiosidade venha a satisfação!:))

    ResponderExcluir
  13. Há sempre um dia em que a criança nasce!

    Muitos parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Dulce
    assim ainda fico mais curioso :-))

    ResponderExcluir
  15. Pena, ter chegado a casa de meus pais só agora. Se tivesse estado em Campinas, durante o dia teria ido ao centro da cidade articular-me com os flanelinhas das ruas Dr Quirino, Cesar Bierrenbach, Barão de Jaguara e Gal Osório. Esses caras são experts em conseguir o que se queira de qualquer das lojas da região, a preços menores que os de balcão, menores que os dos varejistas, menores até que no atacado. É só contar-lhes uma história de amolecer corações e eles são capazes até de sumir com o comerciante. A troco de nada, apenas por conversa pr'emprenhar ouvidos. A criminalidade e a violência no Brasil são puros ajustes de contas de violências e crimes cometidos pela maior parte das vítimas, desavisadas e descuidadas. Por exemplo: OSTENTAÇÃO pode ser um crime, é pecado com toda a certeza, e, de certeza absoluta, muitas vítimas se auto-vitímam ao contar em voz alta o que devia calar, ou ao vestir e ornar a pele exterior em contraste com o que lhe vai no interior da pele. Ostentar e fazer-se de coitado é morte na certa. Traíra, sentenciará o julgamento sumário de quem normalmente nada mais possui, excepto os mesmos e muitos tipos de moral que transgredimos sem a menor dificuldade.
    Tõ só tentando justificar a criação dum mercado paralelo, sem culpa. Preciso pensar. Pensar como piratear, sem para isso ter que ir à china. Se por lá passar, o Sabor de Maboque no paralelo passará ser um livro de Macau.

    ResponderExcluir
  16. Dulce

    Que notícia boaaaaa!!!!
    Curta esse momento inesquecível.
    Quando estará disponível nas lojas?
    Parabéns e meu beijinho

    ResponderExcluir
  17. Pois é mfc...mas a emoção do parto é sempre indescritível!:)

    ResponderExcluir
  18. Flip
    Se espiavas para dentro da nossa mata de recreio, lá estarás retratado!;)

    ResponderExcluir

  19. Tentei falar no teu celular desde ontem e não consegui!:(

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Luz
    Em Campinas já estará a partir de amanhã em várias livrarias cujos nomes colocarei aqui no blog e a maior parte delas tem site com distribuição nacional.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Se é pra me chamar a atenção vou esquecer o celular de novo. Ontem fui a uma secção de fotos de uma amiga acabada de chegar de 03 meses em Lyon, com direito a embutidos das regiões próximas.

    ResponderExcluir
  22. Foi só eu armar piratear foram logo postos à venda, né!?

    ResponderExcluir

  23. Estavas em bom lugar e com certeza em boa companhia, basta para me deixares feliz!
    Era sobre a venda que queria falar contigo...
    Me liga para me dares o número novo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. QUERO, QUERO MUITO!!!!
    PARABÉNS!! SAIO AGORA PARA COMPRAR CHARUTOS!!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada Du
    Espero que me conte logo se os charutos lhe souberam bem.:)
    Por favor, me passa o cel da Luana por email.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Paguei com desconto, depois de muito chorar na Pontes, mais a ameaça direta ao Reinaldo de ir ler de graça num sofá da Cultura, trinta e seis mangos. Li sem parar até à página trinta e seis, e, ao começar o capítulo seguinte o primeiro insaite. Insight é coisa de MBA's, CEO's e demais moralistas com dificuldades em entender o que vem a ser ética. Inventam conceitos novos para palávras milenares que há muitos séculos tiveram bem definindo seu conceito, com precisão definida há séculos. Brincar de posição pooooooode. Bincar de coneito não pode. Parei na página 36 por ter lido em nota uma informação de precisão Marxista. Uma informação jamais vista em qualquer outro tipo de mídia profissional ou amadora, nos últimos trinta e quatro anos, com tamanha clareza e simplicidade. Uma simplicidade e uma clareza conceitual só vista no Livro I, o único escrito e rerererevisado por Karlito Marx. Angola era um estado Português do outro lado do Estreito de Gibraltar bem pra lá da Ponta de Sagres, alem-mar.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  27. Dulce:
    Após o teu telefonema, fui correndo para a Cultura. Já tenho o meu MABOQUE. Viva! Vou saboreá-lo todinho hoje! Já o desfolhei, deliciei-me com as fotos, balancei ao ver a Scania e a casa antiga da Nharêa. Que saudade boa! Estou parecendo uma "tia" orgulhosa com o recém-nascido. Parabéns, minha linda, por ti, pelos teus Queridos, e pelo resgate das nossas agridoces memórias. Mil beijos. Tina

    ResponderExcluir
  28. Assim, sem sentimentalismos nem moral alguma a enviezar o conceito de um espaço. Angola, Raízes e Primeiro namoro, Escola, Profissão, Casamento, Maternidade, internete. Assim foi o sabor dos maboques página a página, capítulo a capítulo, fotografia depois de fotografia, símbolos a dar certezas e a elucidar mais que qualquer referência bibiográfica. Lindo. Como bem ouvi de Reinaldo, e agora sei ter sido muito mais profundo que mera estratégia superficial de bom comerciante,"...bonito é pouco, lindo, muito lindo...". A tradução de Janis Joplin nunca teve tamanha grandeza. Havemos de voltar de Agostinho Neto jamais inspirou tão grande poema. Teu diário dado a conhecer às gerações daqui em diante, muito ajudará mulheres a reencontrar seu lugar no Amor a tudo e a todos na mesma dimensão que O direcionado à sua própria prole, ao invés de ter o homem por referência em busca da liberdade, fora de Ela.
    LINDO!!!!!
    PARABENS.
    Obrigado por tão boas horas de leitura.

    ResponderExcluir
  29. Tina
    Obrigada pelo empréstimo da Tinita, sem ele certamente Sabor de Maboque estaria menos doce.
    Beijão

    ResponderExcluir

  30. Vindo de um leitor contumaz como tu, só posso dizer NDAPANDULA!:)
    O compacto da Janis Joplin, era um dos pertences da parca mala de vinte quilos com que cheguei ao Brasil. Tenho-o aqui em casa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Esse tenho-o aqui em casa quer dizer que estou convidado a ir aí, hoje, Sábado, aporrinhar o Breguette's?

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

  33. Não estive em Campinas, sábado e domingo:)

    ResponderExcluir