SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Adivinhe!

Cor do texto

Ei...alguém aí vai tentar adivinhar?
Que flor é esta, que há dias está repleta de abelhas no meu jardim?
Dica: Na mitologia grega, era consagraCor do textoda a Afrodite. O mesmo aconteceria na mitologia romana, em que Vénus recebia o título de Murcia, que a relaciona a esta planta. De facto, desde a antiguidade que esta espécie está relacionada com rituais e cerimónias solenes - já os Gregos a utilizavam para adornar as noivas com grinaldas, como ainda por vezes acontece hoje em dia, existindo também referências no Antigo Testamento a este modo de adornar as noivas. A madeira (Mirra) era ainda usada para incensar cerimónias religiosas na Grécia Antiga.
.......
.
.......

29 comentários:

  1. Flor de laranjeira Dulce?
    Para além de todas as virginais alusões que sempre lhe possam ser feitas, real mesmo é o aroma que emana, carregado, por cá, das promessas primaveris de renovação. Cantada por poetas, nem Camões se lhe subtraiu, e aludida em lendas, como a dos Açores, com o final feliz que sempre convém às mesmas, a flor, com a sua beleza e o fruto com as suas delícias só podem trazer a quem tem o privilégio de os usufruir, tão proximamente, emanações de felicidade, que tu mereces. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Por mim, não sei. Mas tenho a certeza que vou saber, quando um dos teus comentadores acertar. Enriquecerei os meus conhecimentos sobre a flora brasileira.
    A foto é linda, não tanto pela flor em si, mas mais pelo quadro da abelha visitando a flor e retirando o néctar, para ela tão precioso.
    bjnhs

    ResponderExcluir
  3. Dulce
    Parece flor de cítrico, mas aqui perto de casa tem uma cerca viva que está cheia de flores iguais a essas e com um perfume maravilhoso. Vou tentar saber o nome e volto depois. Tem premio para quem acertar?
    Bj
    Fer

    ResponderExcluir
  4. Epa!!! Fer, se tiver premio eu é que fico com ele. Vou pular o muro e dar uma espiada num certo jardim. rsrsrsrsrs
    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  5. Eu sei,mas não digo(rsrsrs)
    Bom fds

    ResponderExcluir
  6. ...Também aposto na "flor de laranjeira"

    bj

    Midá

    ResponderExcluir
  7. Dulce,
    tenho uma suspeita que é...mas não tenho certeza...não posso garantir tás a ver?! Vou esperar mais um pouco e quando tiver mesmo a certeza aí eu digo ok? Tem paciência, mais um bocadinho, eu já digo...
    :-)))

    ResponderExcluir
  8. Dulce

    Acho que é flor de laranjeira, pelo menos me lembra as flores no quintal de minha infância...
    Odair

    ResponderExcluir
  9. Pois eu aqui à distância de um clic, mas a milhares de Km de distância, algures no Alentejo-Portugal, parece-me a flor da pitangueira. Será que acertei?
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Belas palavras Alexandra, mas da laranjeira não se trata, embora em perfume, beleza e prestígio não ocupe pedestal menos nobre! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Espumante
    Há dias...qdo algo nos inspira...conseguimos fotos assim!:)) Acho que vou ter que ser eu a contar..Bjs

    ResponderExcluir
  12. Fer
    Demorou demais amiga...o premio...depois lhe conto o que teria sido.:)

    ResponderExcluir
  13. Não conseguiu pular o muro Irene? E eu que já estava pensando como ia fazer para dividir o premio entre vcs duas!:))

    ResponderExcluir
  14. Carlos
    Tá bom não quer contar?!?....então também não lhe dou o premio...pronto!:))

    ResponderExcluir
  15. Midá querida,
    Sinto muito perdeu todas as fichas!:)
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oh Flip, mas que bocadinho mais demorado!...pronto...desculpa mas acabou a minha paciencia e vou contar!:))))
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Odair
    Parece mesmo, mas não é! Já vou contar...já...já!bjs

    ResponderExcluir
  18. Ana
    Prazer em recebê-la! Apesar das milhas que nos separam, devo dizer que realmente é muito parecida e também tenho no meu jardim. Prometo que quando a pitangueira florir, fotografo e coloco aqui no blog em sua homenagem.
    Bj à velocidade do clic direto p/ o Alentejo.

    ResponderExcluir
  19. Fugidia
    Eu sabia que vc tinha na ponta da lingua...mas quis prolongar o suspense..não foi? :))

    ResponderExcluir
  20. Eu ia dizer JASMIM, depois de falares em Afrodite. MURTA, confesso que não conheço. Salvo um bairro aqui perto de Cascais conhecido por MURTAL. Queres ver que há MURTAS por aqui e eu desconhecia?
    Logo, com mais tempo vou fazer uma expedição pelo google. Googlo a Murta e vejo o que sai :)))
    **

    ResponderExcluir
  21. Já »googlei». Conclusão a que cheguei:

    Murta (Myrtus L.) é um género botânico que compreende uma ou duas espécies de plantas com flor, da família das Mirtáceas, nativo do sudoeste da Europa e do Norte da África. Portugal é um país do sudoeste da Europa, digo eu.... Pertence à classe das Magnoliopsidas, família das Mirtáceas, género Myrtus.
    A murta-comum, também designada como mirta, mirto, murta-cheirosa, murta-cultivada, murta-das-noivas, murta-do-jardim, murta-verdadeira, murteira, murtinheira, murtinheiro, murtinho, murtinhos e murto, está vastamente distribuída pela região mediterrânica, sendo muito cultivada por todo o mundo. Nos Açores é ainda designada como murtão. No Murtal, freguesia entre S. Pedro do Estoril e Estoril há um restaurante chamamado Imurtal, propriedade de uma amiga de Moçambique, a Ana Bela Velosa que, entretanto, já o passou. Não serve saladas de murta.

    Penitência: escrever este arrazoado 20 vezes, sem me rir.
    :)

    ResponderExcluir
  22. Espumante
    Bastava um "cliquesinho" na palavra MURTA... que está em azul porque está linkada à Wikipédia!:))
    Foi o ciume do Duchovny que te cegou, não foi?!?!

    ResponderExcluir
  23. Famosa em Dulce na mídia?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Dulce, como a Ana Maria falou vc é uma pessoa muito doce, como o seu nome já diz...ainda não li seu livro...me emociona sua história, me emociona sua amizade, pois eu sou aquele tipo de pessoa que nada esquece....lembro de meus amigos de infancia, de meus professores queridos...tenho 48 anos e muitas histórias...tenho um flickr onde coloco meus trabalhos...sou uma artesã...se quiseres espiá-los www.flickr.com/photos/amareterodrigues..bjuss

    ResponderExcluir
  26. Dulce vc tem orkut se tiver me passa tá?

    ResponderExcluir
  27. Gugu
    Não tenho orkut, mas tenho facebook: Dulce Tavares Braga ou pelo email : dulce@mpcnet.com.br

    ResponderExcluir
  28. Amarete
    Preservar longas amizades é guardar um valioso tesouro.
    Já fui espiar os seus trabalhos. PARABÉNS...adorei o jogo americano de galinhas de Angola. Tenho coleção de tudo o que tenha esse motivo..porque será ????:)))))
    bjs

    ResponderExcluir