SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 18 de abril de 2010

Danuza Leão


Ontem, dias depois de decidir fazer uma viagem completamente desprogramada ao outro lado do oceano e hemisfério e 24 horas após ficar com os pés dormentes por dançar quase cinco horas consecutivas na comemoração de meu 52º aniversário, me senti avalizada ao ler este texto da Danuza:


"Uma bolinha minúscula do meu sorvete preferido. Uma só.
Quanto mais sofisticado o restaurante, menor a porção da sobremesa.

Aí a vontade que dá é de passar numa loja de conveniência, comprar um litro de sorvete bem cremoso e saborear em casa com direito a repetir quantas vezes a gente quiser, sem pensar em calorias, boas maneiras ou moderação.
O sorvete é só um exemplo do que tem sido nosso cotidiano.A vida anda cheia de meias porções, de prazeres meia-boca, de aventuras pela metade.
A gente sai pra jantar, mas come pouco.
Vai à festa de casamento, mas resiste aos bombons.
Conquista a chamada liberdade sexual, mas tem que fingir que é difícil (a imensa maioria das mulheres continua com pavor de ser rotulada de 'fácil').
Adora tomar um banho demorado, mas se contém pra não desperdiçar os recursos do planeta.
Quer beijar aquele cara 20 anos mais novo, mas tem medo de fazer papel ridículo.
Tem vontade de ficar em casa vendo um DVD, esparramada no sofá, mas se obriga a ir malhar.
E por aí vai.Tantos deveres, tanta preocupação em 'acertar', tanto empenho em passar na vida sem pegar recuperação...Aí a vida vai ficando sem tempero, politicamente correta e existencialmente sem-graça, enquanto a gente vai ficando melancolicamente sem tesão...Às vezes dá vontade de fazer tudo 'errado'. Deixar de lado a régua, o compasso, a bússola, a balança e os 10 mandamentos.Ser ridícula, inadequada, incoerente e não estar nem aí pro que dizem e o que pensam a nosso respeito. Recusar prazeres incompletos e meias porções.
Até Santo Agostinho, que foi santo, uma vez se rebelou e disse uma frase mais ou menos assim: 'Deus, dai-me continência e castidade, mas não agora'...Nós, que não aspiramos à santidade e estamos aqui de passagem, podemos (devemos?) desejar várias bolas de sorvete, bombons de muitos sabores, vários beijos bem dados, a água batendo sem pressa no corpo, o coração saciado.
Um dia a gente cria juízo.Um dia.Não tem que ser agora.
Por isso, garçom, por favor, me traga: cinco bolas de sorvete de chocolate, um sofá pra eu ver 10 episódios do 'Law and Order', uma caixa de trufas bem macias e o Richard Gere, nu, embrulhado pra presente.OK? Não necessariamente nessa ordem.Depois a gente vê como é que faz pra consertar o estrago . . ."Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo."
Danuza Leão

8 comentários:

  1. A minha política é a boa vizinhança e blogs são vizinhos também. Dito isto (expressão muito em voga aqui em Portugal) tomei as providências (expressão muito em voga aí pelo Brasil) necessárias para a tua viagem desprogramada a este hemisfério. Massagem aos pés, "passou-se-me" pelo que poderás ter de andar de pés dormentes um tempinho. No mais, providenciei sorvete, ainda que com sabores típicos do norte do trópico de Câncer, como morango, cereja, pêssego e frutos silvestres (uma forma moderna de referir as amoras, as groselhas e correlativos), mas se for absolutamente necessário, arranja-se sabor de manga, abacaxi, pitaia, pitanga, papaia e goiaba, que nós agora somos um país avançado, "aggiornado" e cheio de sabores importados :)). Já em matéria de jovens vinte anos mais novos, arregimentei uns dois ou três... bonitinhos mas não os podes pôr a falar. Têm voz de falsete, maneirismos estranhos e são basicamente idiotas, pelo que o silêncio, neste caso é de ouro. Quanto ao Richard Gere mandei mail para o IMDB mas o agente dele não me respondeu, sequer. Vim a saber depois pela Cosmopolitan que ele está fora, anda a fazer...olha... agora estou na dúvida se é budismo ou nudismo... em qualquer caso, nada feito. Emailei então o George Clooney, mas o agente pareceu um pouco agastado. Aparentemente ele soube do pedido ao Gere e pôs-se a refilar que o George jamais seria uma segunda escolha. Mas eu prometi-lhe umas sardinhas assadas na Alfama e um vaso de mangerico e o homem é mesmo capaz de cá vir.
    Sofá e DVD's com os episódios do Law and Order... arranja-se, não sei se será ao gosto... mas arranja-se.
    Espero, assim, ter contribuido para que tenhas uma viagem com tempero, incorrecta e existencialmente com graça porque se há coisa que eu detesto é expectativas frustres e nós sabemos que hoje é o que há mais pelo mundo.
    Dispõe, Dulce, se for preciso mais alguma coisa. Se o Clooney não vier... eu falo com um actor tuga, um tal de Roberto Leal, natural de Sarilhos de Baixo, que foi duas vezes ao Brasil e ficou cheinho de sotaque e só canta canções para estreitar os laços entre os dois países irmãos que, como se imagina, é uma coisa que contribui imenso para a tua felicidade. É louro, tem olhos azuis e é estúpido que nem uma carrada de mato. Mas se não o deixares falar, dá para o levar a jantar e mostrar aos socialites da paróquia.

    Na certeza de que contribuí para o sucesso da tua desprogramada viagem, crê-me, atento, venerador e desobrigado de qualquer contrapartida,
    Atenciosamente,

    NR

    ResponderExcluir
  2. Caro NR
    Ainda completamente atonita com o seu papel de anfitrião, quedo-me em estado meditativo, emanando ondas de energia de gratidão...:))

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Dulce
    Atrasadinha, mas vale né?
    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Muitos parabéns, Dulce! Que conte muitos mais, e muito felizes, tendo em consideração o magnífico texto da Danuza - que convém, em todo o caso, interpretar com algumas cautelas... ;-)))

    ResponderExcluir
  5. Magnífico...este texto!
    Eu tou mesmo aí, pois a VIDA é demasiado curta...
    Dia 8...vou ficar como tu...os pés "inchadinhos"....:)

    bj
    midá

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Fernanda
    Claro que vale...e o atraso para lhe responder não é revide viu :))), é meu dia que parece ter encolhido!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Luisa
    Obrigada...cautelas sim...mas poucas vá:))))
    bj

    ResponderExcluir
  8. Midá
    É isso mesmo amiga..ficaremos!!!...e depois, não é nada que algumas horas de descanso não resolvam, não é mesmo?!?!:))))
    bj e até dia 8...iupiiiii!!!!!!!!!

    ResponderExcluir