SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 13 de junho de 2010

Copa I




*
Quinta feira passada, durante uma ligação telefônica para uma clinica médica, me surpreendi com a telefonista/secretária, que como resposta à minha solicitação para agendar uma consulta médica para a próxima terça feira me disse:
-Senhora no período da manhã a agenda já está lotada e à tarde não estamos agendando nada porque tem jogo do Brasil.
Nada que não seja repetitivo, afinal já é minha nona copa como residente no país do Pelé, mas a roda viva em que giro nos últimos dias, não me tinha deixado ainda sentir a proximidade da febre nacionalista que envolve esta terra de Vera Cruz de quatro em quatro anos.
Bandeiras tremulam nos carros, nas janelas das casas e apartamentos, nas árvores, nas vitrines das lojas, nas roupinhas dos cachorros, nos esmaltes das unhas das mulheres, nos bonés, nas bandanas e principalmente nas camisetas deste povo que de peito estufado pode dizer como por muito poucas outras coisas que não sejam as que Deus generosamente doou a este pedaço do planeta, que nisso nós somos os melhores do mundo.
Disse somos? Sim porque apesar da naturalidade angolana, da nacionalidade portuguesa e do orgulho que tenho de sê-lo, usarei verde e amarelo e passei algum tempo da minha tarde de ontem costurando 55 metros, não é erro...costurei cinquenta e cinco metros de tecido verde e amarelo, que hoje amanheceram forrando 2/3 do muro da minha casa.
Claro que dia 15 pela amanhã e dia 21, estarei de verde e vermelho.
Só não conto o que farei dia 25...
*
*******
*


22 comentários:

  1. Dulceeeeeeeeeeeeeee...
    Que legal!!!
    bj Camila

    ResponderExcluir
  2. Bem,Dulce, vejo que depois da luzes da ribalta, regressaste à base dedicando-te a passatempos mais triviais...
    Quanto me haveriam de dar...? 55metros...???!!! Nem oito nem oitenta, minha!
    Como se costuma dizer: Quem corre por gosto, não se cansa! Claro que também vou torcer pelo Brasil, mas prefiro os passarinhos!

    ResponderExcluir
  3. Claramente visível naquelas mãos o esforço despendido.Tiro o chapéu ao empenho demonstrado e recomendo desde já uma fricção com um hidratante de qualidade - 55 metros de tecido é muito metro e certamente terão absorvido os fluidos essenciais das mãos que terão de ser rapidamente repostos. Mas estou com a comentadora Sofia, quem corre por gosto não cansa. Só espero que o embate do verde e amarelo com o verde rubro não provoque danos irreparáveis no campo dos afectos. Com tanta naturalidade, nacionalidade e adopção é bem provável que os afectos se dispersem e extremem :)))
    *

    ResponderExcluir
  4. Dulce, também já comprei muitos metros de fitas verde-amarelo para meu filho enfeitar o quintal, claro!Vou torcer pelo Brasil, mas no dia do jogo contra Portugal, vestirei as duas camisas e fico torcendo por um empate...
    Acabei de ler seu livro "Sabor de Maboque". Sensacional...
    Precisei respirar fundo várias vezes, afinal a sua experiência foi muito mais traumática que a minha.Mas saí do Cubal dia 15 de agosto de 1975 porque existiam boatos de sequestro de jovens brancas,e nós eramos 3 em casa, de um possivel grande confronto entre os partidos, etc.Realmente aconteceu tudo isso 2 dias depois, mas graças a Deus já estávamos na Huíla. Nós fomos para África do Sul, perenigramos por campos de refugiados durante 3 meses, meu pai não queria ir para Portugal de jeito nenhum, e chegamos ao Brasil no dia 14 de novembro, 3 dias após a independência de Angola.
    Agora minha irmã Ana Maria vai ler seu livro também, e já tem uma fila de prováveis leitores, que estão interessados.
    Conferi no seu blog que já está fazendo palestras. Isso é muito bom... Te desejo muito sucesso, que sua estrela brilhe cada vez mais e mais e mais...
    Bjs
    Alzira
    e-mail: alziraresende@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Então, Dulce?
    Hoje não é dia de coração bater a dobrar e de pôr bandeirinhas de vàrias cores?
    Ou serà que fizeste uma blusa especial com a frente a dar p'ra uma e as costas p'ra outra?

    Puxa, a tua claque està muito fraca! Tanto metro de tecido e essas mãos a dar ao manifesto nessa màquina e ninguém vem prestar a devida honra a tanto esforço?
    Cuidado com os palpites e com as palpitações...!

    ResponderExcluir
  6. pois... dia 25... nem eu, que pelo andar da carruagem... :-(

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Dia 25, o correto será vestirem laranja.

    ResponderExcluir
  8. oi Sofia
    A torcida foi grande, mas apesar da vitória, o jogo foi um joguinho tão pouco animador que não consegui nem ficar rouca:))) Domingo haverá outro e espero que o desempenho seja muiiiiiito melhor, para não deixar vir a baixo a "lona do circo" que meu filho está montando aqui em casa!:)
    bj grande

    ResponderExcluir
  9. Espumante
    Obrigada pela sua preocupação com minhas mãos:)))...seguirei sua recomendação do hidratante...*

    ResponderExcluir
  10. Alzira
    Obrigada por seu comentário pós leitura do Sabor de Maboque e por me dizer que há uma fila de leitores à espera da vez.
    Vou mandar-lhe um email.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Fugidia
    É a coisa não está muito boa não :(...mas pode ser que melhore...ah meu eterno otimismo!:)))

    ResponderExcluir

  12. Acho que vou fazer uma camiseta meio a meio.
    O que achas da ideia?
    Queres uma?
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Quero uma camiseta laranja da Costa do Marfim e uma loira daquelas 'laranjas' holandesas presas.

    ResponderExcluir
  14. Hei Jé
    E um pouquinho de juizo...não queres não???:)))Alguém que eu cá conheço, não vai gostar nada disto :)
    bj

    ResponderExcluir
  15. Dia 25 é melhor branco Dulce!

    ResponderExcluir
  16. Claro que no vermelho/verde tem lá o Cristiano, top model Armani, e será sempre de Figo, top model (ponto).

    ResponderExcluir
  17. Ai Alexandra...que maldade...nesse quesito fico sem armas para defender a seleção canarinho!:)))

    ResponderExcluir
  18. Dulce,
    Para responder aos dois ùltimos comentàrios, ainda não prestei muita atenção ao plantel de um e outro lado. Não sou muito fã do Cristiano, acho que dà muito nas vistas onde e quando não deve, para além de sò marcar bem pelo clube e não quando alinha pela Selecção, e...hà outros no grupo tão ou mais bem postos... Desse lado acho-os mais dengosos e isso também dà charme, não?

    ResponderExcluir
  19. Jéjé,
    O laranja da Costa do Marfim tem um tom mais quente do que o da Holanda... Na Holanda, tirando o queijo e as flores, é tudo muito pràtico, artificial, plastificado e sem sabor, o que importa é o negòcio (lembra-te da Companhia das Indias!) Até as "ervinhas de cheiro" jà são desnaturadas pela cultura em hidroponia! Hà muito fogo de vista, mas é um desconsolo...e a conta sai cara...!

    ResponderExcluir
  20. É Sofia,
    a realidade confirma que o Amor obedece cada vez mais ao princípio da física em que o calor dilata os corpos e à teoria da moeda em que o "que importa é o negócio". Das loiras holandesas, que parece terem sido todas Sulafricanas, o laranja que me atraiu é o conceito que aqui no brasil se dá a quem entra num negócio ilícito no lugar do capo real.

    ResponderExcluir
  21. Sofia
    Aguardo a tua opinião depois que avaliares o plantel :)))...amanhã podes começar pelo goleiro do Brasil :))).
    Bj

    ResponderExcluir