SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amigos

Numa casa angolana em Minas Gerais, Sabor de Maboque sobre uma mala de cânfora
Obrigada Filipa
*

Somos todos retalhos de uma mesma colcha destroçada pela guerra, que aos poucos recosturamos com agulhas esculpidas por velhas e novas amizades e linhas fortes e coloridas fiadas por encontros e reencontros.

*

*****

*

7 comentários:

  1. Passei por este blogue por acaso e adorei o que vi e li.
    Fernanda Torres

    ResponderExcluir
  2. Querida Dulce,
    acompanhei talqualmente o mundo inteiro, com emoção e temor, a retirada dos mineiros do fundo do poço no Chile. Já estão falando em filmar o episódio. Olhando comovida minha mala de cânfora, súbitamente exposta assim... fico pensando: será que, de dentro de alguma outra, sairá um dia o roteiro de nossa história? Não seja por isso, "Sabor de Maboque" está pronto! Cadê os cineastas?
    Obrigada querida, por prestigiar minha foto.
    Um beijo
    filipa

    ResponderExcluir
  3. Querida Dulce:
    Ultimammente os livros que nos falam de Angola, e que nos descrevem os tempos dos fins dos tempos que jovens que éramos viviamos, ausentes das peripécias que nos corredores politicos dos poderosos do mundo, sedentos das riquezas imensas da terra do Maboque, do Imbondeiro, da Palanca Negra, etc....cheios de energia, de esperança num desenvolvimento harmonioso, entre raças, criando talvez um novo Brasil no continente africano, felizmente vão sendo editados.....
    Como o seu sabor de maboque, que nos fala essencialmente do planalto central, de terras com beleza impar... ou "O último ano em Luanda" ou "os Retornados",ou "O filho da Negra" (penso que é este o título) levam-nos a recordar paisagens , cheiros e sabores da terra vermelha.....Hoje resolvi escrever a agradecer, pois por acaso estou em Campinas, onde vim encontrar um camarada da tropa, "Comandos" que não via há 36 anos, e com quem estive em cavaqueira amena, no Boteco de São Bento, sorvendo (imaginando), umas CUCAS e deitando conversa fora....
    Li o seu livro de uma tirada só....numa tarde....gostei Parabens... paz e saúde para a Dulce e toda a família....
    Amanha já estarei do outro lado, convivendo com todas as crises que vão aparecendo....
    o que temos é essencialmente crise de consciencia.....de ética... de honestidade...de amor......Um abraço.
    Mama Sumê
    Reinaldo Moreira

    ResponderExcluir
  4. att: do outro lado, do atlântico, no pequeno rectangulo onde começa a Europa.....

    ResponderExcluir
  5. Um sonho Filipa, esse de ver a nossa história na "telona", mas já que os sonhos são os tranpolins da vida, deixemo-nos envolver por eles!:)

    ResponderExcluir
  6. Olá Reinaldo
    Pena não ter visto seu comentário a tempo de combinarmos uma "cavaqueirada". Na próxima vez avise com um prazinho mais camarada.
    Obrigada pelas palavras carinhosas ao meu livro.
    Abraço do lado de cá do Atlantico.

    ResponderExcluir