SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Era uma vez...III

presente de Luisa em nosso ultimo encontro




A cada encontro com Luisa, dois momentos de grande intensidade:

Momento 1-a imensa alegria da minha chegada ao Abrigo, com seus olhinhos purpurinando de regozijo, sua mãozinha buscando rapidamente o meu enlace e sua voz orgulhosa e docemente infantil anunciando a todos, mais uma chegada da tia Dulce, a sua “coboladora”.

Momento 2-após sessenta minutos de rabiscos, pinturas, recortes, colagens, leitura de historinhas, cantigas e mágicas, o desespero de minha partida estampado em seu olhar marejado de lágrimas e o soluçar incontido, por mais um abandono em sua vida tão curta e tão tristemente recheada de perdas.

O que dizer-lhe para que entenda que voltarei na próxima semana?

Como fazê-la a acreditar no seu quarto ano de vida que não a machucarei com mais uma dolorosa ruptura?
*
*****
*

5 comentários:

  1. Não adianta dizer-lhe! Já para um adulto aprender a acreditar demora o seu tempo quanto mais para uma criança que já teve tantas perdas. A constância das tuas visitas, atenções e carinhos é que vão, com o tempo, fazê-la voltar a acreditar. Tu és um doce Dulce. Beijos muitos

    ResponderExcluir
  2. Será dificil a tarefa...mas não impossível!
    Com AMOR tudo se consegue....e tu tens tanto para dar:-)
    bj
    Midá

    ResponderExcluir
  3. Dulce,
    Já fui voluntária numa creche de crianças, como a tua Luísa, de miúdos abandonados, orfãos ou retirado aos pais. O encontro é uma alegria mas a saída é muito difícil pois o medo que fica estampado nas suas carinhas sofredoras e também desconfiadas com medo que não nos voltem a ver.
    A Luisa, aos poucos vai ganhar a tua confiança, vais ver. Acredito que sofras.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Dulce,

    É uma situação muito delicada, não tens como evitar o medo, a angústia e o sofrimento de Luisa.Faz parte do processo, as avaliações dela são inerentes de sua idade.
    Estás fazendo um trabalho belíssimo!

    PS. Ela te representou no desenho do cartaz.

    ResponderExcluir
  5. Tatuagens indeléveis marcadas pelo sofrimento, ela carregará para sempre em sua alma. No entanto, é por vezes a matéria prima para a explosão de um grande artista. Artistas costumam carecer de musas ou mecenas. Ela já começou a se revelar... e ficou uma ternura o retrato!
    Um beijo para as duas, filipa

    ResponderExcluir