SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

domingo, 4 de dezembro de 2011

Parabéns Pai !

*
Sabes pai...foi difícil falar sobre este troféu!
Como discorrer sobre uma insígnia, recebida ao se destacar em 2011 na academia de pilates, por alguém que a pouco menos de 3 meses de completar 80 anos, tem um imensurável rol de condecorações?
Vou dar-te simplesmente os PARABÉNS, mas não sem antes te dizer que te admiro muito, pelo homem e ser humano que és, por teres sido o herói da minha infância, mesmo que isso até tenha dificultado meus sonhos de menina adolescente, à procura de um homem que sempre estava aquém de ti.
Sabes pai, foi bom ter-te tido ao lado de minha mãe para me ensinares os primeiros passos.
Foi importante ter teu exemplo de jovem simples, que trabalha exaustivamente, vence e se transforma num grande e respeitado empresário em Angola, o chão que adotaste como teu e escolheste para teus três filhos, mas também, não foi menos irrelevante, ver-te dar a volta por cima, em terras tupiniquins, quando pra lá te empurrou a guerra civil, que veio a reboque da Revolução dos Cravos e com ela a inevitável derrocada de teu respeitável império financeiro, sem nunca te ver olhar para trás e reclamar as perdas materiais.
Obrigada pelo ser humano alegre e contador de anedotas, pelas tuas sonoras gargalhadas, pela total ausência de palmadas em meu processo educacional, pelos olhares penetrantes e inquestionáveis de repreensão, pelo divertido presidente do clube da Nharêa, pelo campeão de tiro aos pratos, pelas aulas de horticultura, pelo exemplo de honestidade, pelo amigo dos amigos, pelo homem da família, pelo meu porto seguro, pela proteção física e emocional durante a guerra civil, por me ensinares que a vida sempre vale a pena.
Obrigada por seres MEU PAI !
*
***
*

14 comentários:

  1. Dulce que linda declaração de amor!
    Tive o privilégio de ter um pai assim.PAI com todas as letras em maiúsculo.
    Curta ele muito minha amiga e parabéns a ele pelo troféu.
    Beijinhos

    Lucia

    ResponderExcluir
  2. Bonito post.
    Parabéns ao teu Pai e ati... por seres assim!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Um verdadeiro Hino de Amor que todos os filhos gostariam de ter escrito.
    Parabéns também a teu pai pela filha que soube criar.
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. É Dulce, nossos pais nos emocionam.Tua homenagem a teu pai reflete todo o reconhecimento que tens por ele ter-te proporcionado viver o teu passado.E quem viveu em Angola levou para sempre os cheiros, os sons e a alma daquela terra.Meu pai foi um capitão de abril angolano que também me proporcionou viver lá e por isso o reverencio a cada minuto.Quanta saudade quantas sementes plantadas e quantos frutos colhidos.Beijo Cecilia Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Mãe, que lindo !!! Fiquei emocionada lendo este texto, e ainda mais orgulhosa por meu avô. Beijos à você e Vô Bano. Parabéns Vô Bano, por mais este troféu em sua vida. Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que orgulho, ter conhecido essa família maravilhosa, de ter participado desses momentos, com muito respeito e carinho e torcer por todos! Tenho saudade, parabéns ao Sr. Albano, parabéns à você Dulce por coisas maravilhosas que escreve, como esse texto que me emocionou muito, curta seu PAI, pois só quem não tem é que sabe a falta que faz!Um grande beijo à todos.

    ResponderExcluir
  7. Em Nharea, Andulo e Luquembo, Camacupa e Silva Porto, não mais se ouviram tiros aos pratos, depois de esse Homem sair de lá.

    Mas ouviram-se tiros durante 30 anos.

    Muitos tiros.

    ResponderExcluir
  8. Dulce,
    Como sabe bem ler e escrever assim de um Pai! Muitos parabéns aos dois pois completaram-se.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Puxa vida...eu tou me atrasando em saber tão lindas notícias...Parabéns ao Sr Albano e também a toda a família...
    Amei tua homenagem escrita a teu pai...e eu sou bem testemunho dessa força da natureza que ele é...bjs a todos

    ResponderExcluir
  10. ...esqueci de assinar (?)ahahahah
    Midá

    ResponderExcluir
  11. Um abraço ao cota e um beijo com um xi coração na filha
    ;-)

    ResponderExcluir
  12. Fazes-me arrepiar com a perda do Império. Nunca reclamamos o que perdemos, é uma injustiça. Tanto trabalho para quê? valeu a pena mesmo assim. A perda foi dos mais velhos, sem serem compensados, nem tão pouco premiados. Merecem esta homenagem, não só como Pais, mas também como elementos que desenvolveram um país destroçado.
    Um abraço ao Sécûlo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Obrigada a todos, por mim e pelo meu sékulo, como se diz na minha terra! :).
    Beijos

    ResponderExcluir