SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Obrigada Escola Oziel Alves Pereira pela esperança renovada!












*

Em fevereiro deste ano o bairro campineiro Parque Oziel, que já foi considerado uma das maiores ocupações da América Latina, completou 20 anos.
As casas de alvenaria, o fervilhante comércio local, as 3 creches, as mais de 30 igrejas, as farmácias, o centro de saúde, a escola pública, a água e a energia elétrica em quase todas as casas, em nada lembram aqueles anos da década de 90 quando a história política de Campinas foi fortemente marcada pelos movimentos Sem Terra e Sem Teto.
O Parque Oziel de hoje, com seus mais de 30.000 moradores, teve seus alicerces erguidos e envolvidos em muita luta e violência, que transbordou para toda a cidade a fama de bairro violento.
O simples fato de você ainda hoje pronunciar o nome do bairro “Parque Oziel”, faz estremecer muitos campineiros e foi com esse temor que algumas pessoas reagiram quando lhes disse que hoje faria duas palestras na escola “EMEF/EJA Oziel Alves Pereira” com o tema “Cadê o Brasil Africano”. O homenageado no nome do bairro e da escola, o promissor líder sem-terra Oziel Alves Pereira que morreu aos 17 anos num conflito com a Policia Militar em eldorado dos Carajás(PA), ficaria certamente orgulhoso ao visitar a escola que ostenta seu nome.
Uma escola com uma direção forte, corpo docente fantástico e empenhado com devoção de sacerdócio ao professorado, com um jornal trimestral próprio elaborado com esmero profissional, onde se pode ler e sentir a forte presença e participação dos pais e da comunidade no projeto educacional.
Uma escola pública que serve mais de 1000 refeições completas por dia, além dos lanches intermediários. Onde eu vi crianças especiais realmente incluídas, sendo acompanhadas individualmente por monitores treinados, carinhosos e atentos na sala de aula e no refeitório limpo, arejado e colorido, onde as crianças se servem individualmente em pratos de louça, copos de vidro e talheres de inox, sempre acompanhadas pelos olhares supervisores de copeiras e cozinheiras imaculadamente vestidas de branco.
Banheiros impecáveis para os alunos e para os professores e uma biblioteca que em parceria com empresa privada será inteiramente remodelada e inaugurada no próximo dia 1/12. Evento para o qual fui convidada e aceitei com muita gratidão e do qual participará toda a comunidade que envolve a escola.
O registro fotográfico permite ratificar a autenticidade do que vi e que para muitos poderá ser inacreditável apenas com minhas palavras.

PARABÉNS a todos estes professores e diretores e obrigada, muito obrigada pela esperança renovada num Brasil melhor através do único veículo de mudança e evolução em que acredito: EDUCAÇÃO

*
*******
*