SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bud

Clicar na foto para ampliar
................
Apresento-vos um fã do Cantinho da preguiça e do Sabor de Maboque :

O intelectual BUD BRAGA
.............

37 comentários:

  1. Dulce, querida Dulce,

    Acabo de terminar o livro, e muitas emoções ainda estão em ebulição.
    Seu livro é muito muito rico, pq foi escrito com o coração,e isso o torna mais interessante, pois além de entender fatos da história, pude também sentí-los através de vc. As sensações da adolecencia, o respeito e o carinho familiar com primos, tios, avós, que precioso! A Maria é a Paula? Também provei iguarias maravilhosas com vc, pude até escolhar os meus prediletos...hehehehhe agora o Maboque senti o gosto, meus dedos também ficaram lambuzados....este fruto quero experimentá-lo de verdade. Os lugares, os rios, o maboqueiro, a vida, suas obrigações e devaneios, poxa ! quanta riqueza.!
    Sabe Dulce, quando vc diz que este livro foi sobre um outro amor......., sabe? foi o que menos me tocou, não acho, isso não teve importância p/ mim, pq sua história, é de amor a vida, amor as pessoas, aos parentes amigos, amor a Deus! Isso sim.
    Quando vc descreve os últimos dias de Angola, meu Deus!
    Como disse, os fatos ainda estão na minha mente fervilhando. Quantas coisas gostaria de conversar com vc, que privilégio o meu, heim!
    Dulce, este livro tem milhões de significados claro! mas p/ mim, agora, ele é um livro do Amor, em toda sua dimensão. Mas o amor generoso e verdadeiro, como o do Braga , de seus filhos é de arrepiar, pq não é comum, são sentimentos p/ poucos, infelizmente.
    Querida Dulce, sua coragem e seu amor ainda maior pelo Braga, por seus flhos, familiares, e por você me surpreenderam, me deixou de olhos vermelhos, coração palpitando, fiquei muito emocionada do fundo do coração, de muita alegria, e muita felicidade de saber que a Vida vale a pena, ainda mais se for alimentada com coragem, e sobretudo com AMOR. Viva!
    obrigada pelo livro.
    um grande beijo,
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Tem ar disso lololololo

    (hoje já é dia de trabalho por aí certo? :-p)

    ResponderExcluir
  3. E todos tirando sarro da inteligência do Bud! O novo membro da ACLC (Academia Canina de Letras de Campinas)!

    Não vejo a hora dele convencer o Getúlio a ler o livro (que, nessa redinha, e no "Cantinho da Preguiça, definitivamente dormiria)!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Minha Xara

    Esse cãozinho é um felizardo. Uma rede sob uma mangueira, um bom livro...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Está lá, pelo menos uma primeira parte:

    http://artequetoca.blogspot.com/2009/09/sabor-de-maboque.html

    ResponderExcluir
  6. sabor de maboque que vem de Angola ??
    estive em Angola alguns anos e tenho saudades de tudo - das pessoas, da luz , dos cheiros, do pôr do sol, sei lá...coissas que nunca mais se têm !
    Espero que o teu Maboque chegue bem depressa aa Portugal - pelo menos temos cá uma Livraria Pergaminho e ficarei atenta .
    Quanto ao teu cão , é uma ternura e só mostra o seu bom gosto ao ler o livro da dona
    Um beijo e muito sucesso

    ResponderExcluir
  7. Dulce, um beijinho de parabéns, tudo muito a correr que tenho andado um pouco à pressão :)))) e um grande sentimento de inveja pelo cachorro e esse cantinho da preguiça. (como é que se faz para haver tampo para preguiçarmos e ler o «Sabor do maboque» ???)

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Bud, estás com ar de orgulho pela obra da tua dona, e também de muita ternura por ela. És um cão simpático, por isso te peço o favor de dares os meus sinceros parabéns à Donatua, esperando que o seu livro seja um enorme sucesso.
    Um festinha amiga, para te ajudar a adormeceres feliz aí na rede:))

    ResponderExcluir
  9. E o Nut Braga?
    Parece que só o vi por aqui uma vez.
    Estou propenso a crer estar difícil pra ele ler mais uma vez a autora Dulce. A maneira como o vi olhar Xinha ao colo dele no aniversário do Gregor, com teus sorrisos a responder fez-me imaginar a "avionette" amarela de Out of Africa e lembrou-me o extase de Flashbacks of a Fool com versões inusitadas de Roxy.
    Estou propenso a acreditar que Sabor de Maboque ultrapassa o facto de ser apenas um livro com a história da Xinha. À imitação do blog acima, e, pela exclusão de preocupações com didática e com marketing dos tipos ensinados em cursos para escrever livro(existem, Márcia Boturi indica), o livro da autora Dulce é Uma Arte Q Toca a homens e mulheres. Além de Je Jé enquanto apelido colocar em dúvida masculinidade do tempo da acumulação primitiva de capital em que todos eram self-made-men, lembrar-me espontâneamente apenas do dia de aniversário duma paixão platónica que um porre de Drambuim me impediu de beijar há 34 anos dizem analistas freudianos também ser coisa de mulher. O primeiro amor tem um impacto de pesos diferentes em cada sexo. Mas freud nunca discutiu com Marx, se o leu nada entendeu de dialética nem do materialismo histórico. Por isso que Déleuze tira uma casquinha de freud e ri literalmente deste dizer que o ao se beber por dependência exorcisa-se o homosexualismo.
    E aí quero eu saber com que parâmetros a OMS julga o alcoolismo uma doença e GLS's & mais sei lá quantos sexos continuam a ser inventados, a cada dia inventam um novo sob a omissão total dos profissionais dos mais graduados canudos, todos. Uma única psicóloga que tentou argumentar contra GLS foi expulsa da ordem do psicanalistas. Êta psicanálise decente.
    Déleuze estudou Marx. Estudou bem e bastante. O suficiente para debochar com propriedade do freud e afirmar que nenhuma dependência química tem fundamento real. O que tem fundamento real é falta de processamento de informações que por sua vez leva à falta de comodidade nos espaços por cada um eleitos e nomeados para cada um. Um fato pontual está determinado por mil e uma noites e outros tantos dias mais a complexidade de relações no decorrer desse espaço de tempo. Tipo sinapses e neurónios.
    Assim mulheres tentassem processar em vez de tentar esquecer, assim mulheres c o n v e r s a s s e m com companheiros e O Companheiro aqui é Claudinho, assim se distribuisse Amor ao invés de se embarcar no pós-moderno sem saber que a Pós-Modernidade implica descobrir o Amor em Marx, muitos mais rostos realmente sorridentes haveriamos de ver diáriamente.

    ResponderExcluir
  10. Dulce
    esse cãozinho nasceu com o rabo para a Lua, sorte danada, e até tem direito a cama de rede tss tss... já o ensinaste a ler Dulce? Quê? Já diz ão ão? tss... :-) prazer bud

    ResponderExcluir
  11. Ai que esse cachorro está-me fazendo uma inveja danada!

    ResponderExcluir
  12. Há aí espaço para mais quantos fãs, Dulce? ;-D

    ResponderExcluir
  13. Flip,
    entre Bud e Pluto vai uma alma e muitas costas quentes.
    O Pluto resolveria o problema sem mas nem meio mas. O Firmino com toda a sua santidade, com toda a certeza passará a ficha do Bill a quem de direito e meterá uma cunha em favor deste fã Marista, desde 1983 fã de Lotus123 orfão de abuso de poder económico.
    Minha última noite no Bié dormi-a no quarto do Pluto. Só o quarto do Irmão Diretor para proporcionar um sono com sonhos de Disney, sob Zêlo canino e real dum Pluto. Amor que a hierarquia impede Luís Santini de expressar, obrigando-o a procurar em pupilos no poder a única forma de reconhecimento de um bom trabalho de Sua parte.
    Graças à intervenção do Pluto junto a seu pupilo mór Jonas Savimbi, fundador da UNITA ainda com respeito pelo Irmão Diretor Luis Santini e pela santidade do Irmão Firmino, como bom ex-Marista o Nbimbi negociou e permitiu chegarmos àquela balbúrdia de onde se partia pra tantos e diferentes Horizontes Perdidos.
    Em muitos desses Horizontes Perdidos, Nbimbi será insultuoso. "Bumbo" que para nós é insultuoso é lá um tratamento vulgar.

    ResponderExcluir
  14. P.S.-Entre Au! Au! Au! e ão! ão! vai uma música inspirada na Revolução dos Bichos.
    Bud Braga teria um papel fundamental entre quem continua acreditando que revolução significa intriga e conflito.

    ResponderExcluir
  15. JéJé
    quer dizer então que o Nbimbi foi magnânimo e tu com sorte bué pra basar, pobre Nbimbi que foi catado pelo tio Sam, mas importa agora realçar que a tua estrela funcionou ou a sorte estava mesmo lá no cubículo do brother Pluto el gigante, lo mas alto, tan alto que via tudo...e sorte também o ão ão desse Bud, com dona assim tás a ver...lembras aquela do cão que morava lá com os manos no kimbo, magrinho magrinho, e lhes perguntaram, mas essi cão num comi? i elis responderam, ele comi, comi até muinto, nós qui não lhi damos... :-))) só pra matares saudades....Dulce aproveita e ri um bocadinho também :-)

    ResponderExcluir
  16. Bem apanhada, Pá.
    Já agora, vê encontras uma versão do Fado Ternura cantado pelo João Braga?
    O Tucho de Catabola tem facilidade nessas coisas. A ideia da latitude e longitude também é dele, há uns anos, a recordar a Ceilunga e a explicar ao Prof. Matos Coelho como localizar aquele pedacinho encantado.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia
    O que dizer depois de suas palavras? Nada, a não ser que estou emocionada,
    grata e esperando que aquele cafezinho de uma tarde inteira seja logo
    agendado, para colocarmos nosso papo atrasadissimo em dia.
    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Fugidia, esse cachorro é uma diversão! Hoje já foi dia de MUIIIIITTOOO trabalho, no meio de MUIIIIITTAAAA chuva por aqui.:))

    ResponderExcluir
  19. Vinicius
    E com este olhar blasê, em breve estará na presidencia da ACLC. Traga o Getúlio para o convivio deste cérebro espetacular, que em breve terá um letrado. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Xará
    Nós é que somos felizes de o ter por aqui!:))

    ResponderExcluir
  21. Gabi
    Acho que ficou assim depois do primeiro voo, do terraço para o campo de futebol, assim que chegou em casa, lembra? :)))))

    ResponderExcluir
  22. Du
    Ainda estou sem palavras...me aguarde!!!:))

    ResponderExcluir
  23. Greentea
    O Bud é lindo não é? O Sabor de Maboque logo estará aí e em breve postarei os nomes e endereços das livrarias onde poderá ser encontrado!:))

    ResponderExcluir
  24. Espumante
    Não é a primeira e não será a ultima vez que lhe ofereço uma das redes...você é que não quer aproveitar...prefere andar "um pouco à pressão"!:))
    E é só diminuir a pressão que dá tempo para preguiçar, ler o sabor de maboque e muiiiittooo mais!;)) bjs

    ResponderExcluir
  25. Justine
    O Bud demorou para me dar os seus parabéns porque a sua festinha estava boa demais e ele dormiu pesado!:))

    ResponderExcluir

  26. Um elogio a cada dia e nem é em doses homeopáticas...assim fico mal acostumada!:))
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Flip
    Mas com esse olhar que ele tem, dá para negar-lhe um lugarzinho na rede? :) bjs

    ResponderExcluir
  28. Carlos
    Aqui sempre tem uma rede vazia à espera de um amigo! :)

    ResponderExcluir
  29. Luísa
    Aqui é como coração de mãe: sempre cabe mais um...:)

    ResponderExcluir
  30. mfc
    Ele é malandro...ensaia esse ar de ternura só para ganhar um espacinho na rede!:))

    ResponderExcluir
  31. Flip
    Eu aproveito mesmo, parece que estou a ouvir meus três primos falarem sobre irmão Pluto, irmão Firmino...:0

    ResponderExcluir
  32. Foi a Lua.
    E as leituras do livro & Blogs que nos levam os miolos a passear.

    ResponderExcluir
  33. Olha só que folga desse cãozinho. Lindo.Estou por aqui dando uma olhada.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

  34. E como é bom deixá-los passear...:)

    ResponderExcluir
  35. Silvana
    A casa é sua! Como pode ver, as raizes da cultura brasileira me fascinam, por isso me apaixonei pela sua floresta.:)

    ResponderExcluir