.......
Fonte: Wikipédia
Pitaia vermelha (Hylocereus)
Um exemplar de cacto produtor de pitaia (Hylocereus)
Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
Pitaia vermelha (Hylocereus)
Um exemplar de cacto produtor de pitaia (Hylocereus)
Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
.......
.
.......
Daqui, à distância de meia dúzia de milhares de quilómetros e um par de fusos horários, eu diria que nem é flor nem fruto. É, claramente, uma infrutescência.
ResponderExcluirE para não desmerecer o carácter enciclopédico recentemente introduzido no Sabor de Maboque, aqui vai uma cabal informação sobre o que é uma infrutescência:
Assim como os frutos são resultado da fecundação de flores, as infrutescências são, a rigor, o resultado da fecundação de flores de uma inflorescência, como um cacho de uvas, por exemplo. Entretanto, um uso mais corrente do termo "infrutescência" é associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se contíguo ou aderido ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Apesar da aparência externa coesa, estas infrutescências podem ser reconhecidas pela sua estrutura interna, apresentando um eixo central ao longo de todo seu comprimento com os frutos (semelhantes a "gomos") inseridos neste.
Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas.
Não se deve confundir infrutescências com frutos compostos. Infrutescências são um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente, enquanto frutos compostos, como a fruta-do-conde, framboesa, são originados de uma única flor, cujo ovário é formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si.
Exemplo de infrutescência, o figo ou o abacaxi. Já o morango é um multifruto, que não tem nada a ver com a infrutescência. Os frutos são aqueles pontinhos duros (aquénios) envolvidos pela polpa. Na verdade um bago de milho (também um aquénio) é muito semelhante ao fruto da infrustescência do morangueiro.
Disse :))
**
Espumante
ResponderExcluirIsso é vingança!?!? :))))
Fiquei zonza, sem folego e meus neurônios se negam a registrar tanta informação técnica...estou com medo de um curto circuito cerebral (gargalhadas incontroláveis!!!)...mas prometo que vou investigar..dissecar...fotograr etc...
*******
Bom, não digo mais nada (ia palpitar flor) :-)
ResponderExcluirResumindo: Não será a flor de um cacto? ;D
ResponderExcluirDepois da explicação "espumante" quem se atreve a dizer mais alguma coisa? Bem, mesmo assim, arrisco no fruto.
ResponderExcluirarrisco votar na Flor Dulce, nem sei porquê, será impulso? E que tipo de impulso é este? Também não sei, a minha intuição e só ela diz-me que é flor...por favor confirma. Tratando-se de fruto, não digas nada, obrigado.
ResponderExcluir:-)))
A mãe do Lula repartiu muitas dessas verduras entre os filhos e bois ou uma vaca. Os primeiros, todos bem anafados, hoje.
ResponderExcluirQuem deixou de agora ser anafado é o dono dos maboques. Tenho-o visto tão magrito. Deve andar a industriar suco em excesso, muito além da conta que a composição natural da terra proporciona acumular-se balanceadamente nos maboques, e, que a dialética nos ajuda a conhecer os ingredientes com precisão.
Depois de uma aula de "espumante", vou dizer com toda a certeza É UM FRUTO!!!! E PODE SE ORGULHAR PORQUE ELE É RARO ,PERECÍVEL E é semelhante a flor alcachofra, e tem o sabor equiparado ao kiwi.
ResponderExcluirFonte pesquisada - JB.
Bjs, saudades!!
Antonia
ResponderExcluirNa verdade, eu não conheço a flor/fruto/inflorescência/infrutescência que a Dulce mostra na foto. O meu longo comentário foi uma brincadeira com a Dulce, apesar de ser verdade.
Mas se a Antónia diz que é como a alcachofra, leia e clique aqui:
Quando se fala em alcachofra é preciso esclarecer alguns enganos. No início do texto as palavras pétalas e fundo aparecem entre aspas. Isso porque o que se chama de "flor" na planta é, na verdade, uma inflorescência. A flor é constituída por um capítulo de grandes dimensões do qual consumimos apenas o receptáculo carnudo – chamado "fundo ou coração da alcachofra". As partes chamadas impropriamente de pétalas são as brácteas da planta.
:)
OLà Dulce!
ResponderExcluirNão vivo nos Tròpicos(infelizmente!) e como tal não tenho tido o privilégio de admirar essas belezas de perto, mas como tenho em casa uma planta aparentada a cactos -"epiphylium"(?)que tem o mesmo tipo de folha e que dà uma flor que antes de desabrochar é identica ao que vejo, vou pela flor!
Um beijo!*
Sofia Àlvares
Espumante, como voce mesmo disse, é tudo uma grande brincadeira, com a Dulce!
ResponderExcluirJB, ela sabe bem quem é. Então não importa o nome
dado a essa especie de flor ou fruto, o importante é que a natureza se encarrega de dar o seu espetáculo, não se importando com o lugar, nem com o clima, muito menos com site de informações, ela simplesmente nasce e fica linda, para a admiração de todos!!:)
Acho que tentam dizer que uma fruta nasce do que teria sido uma flor. Na fase da botânica, as aulas de ciências só me levavam a temer a deus tal o descaramento do entumescido sem consentimento ao ver gineceus, androceus e recetáculos. E tudo é a natureza a manifestar sua beleza, a fecundidade. A fertilidade ainda recebe mais admiradores do que a esterlidade.
ResponderExcluirA aridez do sertão de onde essa cactácea vem, a torna tão grandiosa que chega a ser confundida com o conceito de vida. O último recurso nas sécas. E ainda há quem diga que os animais se acomodam em bolsas família.
Espumante
ResponderExcluirE agora?:)*
Fugidia e Si
ResponderExcluirFlor foi minha primeira impressão também quando os vi e fiquei muito impressionada quando abri e vi o fruto!:O
Carlos
ResponderExcluirA menos que chegue outro laudo, você acertou o alvo!:))
Flip
ResponderExcluir......................(mudez!:))))
Jé
ResponderExcluirE colocaram isso no filme?:))))))
Antonia
ResponderExcluirBjs pra vc e diga pro JB que adorei experimentar a pitaia. Saudade!:))
Sofia
ResponderExcluirQue delicia te receber aqui.
Fica atenta, quem sabe logo terás um fruto parecido dentro de casa!:)))
Beijão Sabor de Maboque
Jé
ResponderExcluirSe quiseres vir ver...ainda tem um pendurado...é lindo...e gostoso!;)
E agora Espumante? Bom... remeto-me à igorância permitida aos que não lidam dia a dia com fruta tropical para, baseado na foto, arriscar ainda que a pitaia me parece uma infrutescência e n ão um fruto. Quanto muito um fruto composto ou multifruto, a avaliar pelas fotos mostradas, onde é clara a existência de uma massa esponjosa a envolver pequeninos frutos secos (tipo aquénio) como o morango).
ResponderExcluirE agora, Dulce? :)))
Oh Espumante
ResponderExcluirQuer dizer que eu comi um montão de frutos e não um fruto só?!?!?
Se eu tiver uma indigestão a culpa é sua!:))))*
Olà Dulce!
ResponderExcluirPois é, muito nos contas...È um prazer ler -te! Como gostei muito da tua foto esteve no meu écrã durante vàrios dias e como tal olhei para ela vàrias vezes e quanto mais olhava, mais dùvidas tinha...Como a minha planta depois de alguns anos de birra, começou e dar flor e a crescer pensei em mudà-la e dar-lhe melhor posto. Andei à procura de saber + e dei com outras parecidas e com o nome dessa, mas não fui ver. Por acaso lembrei-me que hà tempos vi um fruto estranho à venda, parecido com esse, sò que estava sem as "escamas/sépalas",reparei na cor viva e tentei imaginar o paladar. O fruto da minha é mais parecido com o dos cactos correntes mas liso e avermelhado. Então, jà não chega deixares àgua na boca à gente por causa dos maboques, agora ainda nos trazes mais as pitaias? E por cà,canta-se:Tombe la neige...lembras-te? 1 beijo!
Sofia, não assinaste, mas só podes ser tu!
ResponderExcluirTombe la neige
Tu ne viendras pas ce soir
Tombe la neige
Et mon coeur s'habille de noir...
Como poderia esquecer!!
Lembras-te do Cubo e de dançar ao som de Adamo lá?
Beijão