SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

SABOR DE MABOQUE - NDAPANDULA MAMA ÁFRICA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pitaia na rua da minha casa




clique na foto para ampliar


.......

Fonte: Wikipédia


Pitaia vermelha (Hylocereus)


Um exemplar de cacto produtor de pitaia (Hylocereus)
Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.


.......


.


.......


24 comentários:

  1. Daqui, à distância de meia dúzia de milhares de quilómetros e um par de fusos horários, eu diria que nem é flor nem fruto. É, claramente, uma infrutescência.
    E para não desmerecer o carácter enciclopédico recentemente introduzido no Sabor de Maboque, aqui vai uma cabal informação sobre o que é uma infrutescência:

    Assim como os frutos são resultado da fecundação de flores, as infrutescências são, a rigor, o resultado da fecundação de flores de uma inflorescência, como um cacho de uvas, por exemplo. Entretanto, um uso mais corrente do termo "infrutescência" é associado a conjuntos compactos de frutos, onde cada fruto situa-se contíguo ou aderido ao outro, de forma que o conjunto se assemelhe a um grande fruto. Apesar da aparência externa coesa, estas infrutescências podem ser reconhecidas pela sua estrutura interna, apresentando um eixo central ao longo de todo seu comprimento com os frutos (semelhantes a "gomos") inseridos neste.

    Algumas infrutescências são conhecidas popularmente e vendidas como frutas, como por exemplo abacaxi, jaca, amora e figo - os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados nestas estruturas.

    Não se deve confundir infrutescências com frutos compostos. Infrutescências são um conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente, enquanto frutos compostos, como a fruta-do-conde, framboesa, são originados de uma única flor, cujo ovário é formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si.


    Exemplo de infrutescência, o figo ou o abacaxi. Já o morango é um multifruto, que não tem nada a ver com a infrutescência. Os frutos são aqueles pontinhos duros (aquénios) envolvidos pela polpa. Na verdade um bago de milho (também um aquénio) é muito semelhante ao fruto da infrustescência do morangueiro.

    Disse :))
    **

    ResponderExcluir
  2. Espumante
    Isso é vingança!?!? :))))
    Fiquei zonza, sem folego e meus neurônios se negam a registrar tanta informação técnica...estou com medo de um curto circuito cerebral (gargalhadas incontroláveis!!!)...mas prometo que vou investigar..dissecar...fotograr etc...
    *******

    ResponderExcluir
  3. Bom, não digo mais nada (ia palpitar flor) :-)

    ResponderExcluir
  4. Resumindo: Não será a flor de um cacto? ;D

    ResponderExcluir
  5. Depois da explicação "espumante" quem se atreve a dizer mais alguma coisa? Bem, mesmo assim, arrisco no fruto.

    ResponderExcluir
  6. arrisco votar na Flor Dulce, nem sei porquê, será impulso? E que tipo de impulso é este? Também não sei, a minha intuição e só ela diz-me que é flor...por favor confirma. Tratando-se de fruto, não digas nada, obrigado.
    :-)))

    ResponderExcluir
  7. A mãe do Lula repartiu muitas dessas verduras entre os filhos e bois ou uma vaca. Os primeiros, todos bem anafados, hoje.
    Quem deixou de agora ser anafado é o dono dos maboques. Tenho-o visto tão magrito. Deve andar a industriar suco em excesso, muito além da conta que a composição natural da terra proporciona acumular-se balanceadamente nos maboques, e, que a dialética nos ajuda a conhecer os ingredientes com precisão.

    ResponderExcluir
  8. Depois de uma aula de "espumante", vou dizer com toda a certeza É UM FRUTO!!!! E PODE SE ORGULHAR PORQUE ELE É RARO ,PERECÍVEL E é semelhante a flor alcachofra, e tem o sabor equiparado ao kiwi.
    Fonte pesquisada - JB.
    Bjs, saudades!!

    ResponderExcluir
  9. OLà Dulce!
    Não vivo nos Tròpicos(infelizmente!) e como tal não tenho tido o privilégio de admirar essas belezas de perto, mas como tenho em casa uma planta aparentada a cactos -"epiphylium"(?)que tem o mesmo tipo de folha e que dà uma flor que antes de desabrochar é identica ao que vejo, vou pela flor!
    Um beijo!*
    Sofia Àlvares

    ResponderExcluir
  10. Espumante, como voce mesmo disse, é tudo uma grande brincadeira, com a Dulce!
    JB, ela sabe bem quem é. Então não importa o nome
    dado a essa especie de flor ou fruto, o importante é que a natureza se encarrega de dar o seu espetáculo, não se importando com o lugar, nem com o clima, muito menos com site de informações, ela simplesmente nasce e fica linda, para a admiração de todos!!:)

    ResponderExcluir
  11. Acho que tentam dizer que uma fruta nasce do que teria sido uma flor. Na fase da botânica, as aulas de ciências só me levavam a temer a deus tal o descaramento do entumescido sem consentimento ao ver gineceus, androceus e recetáculos. E tudo é a natureza a manifestar sua beleza, a fecundidade. A fertilidade ainda recebe mais admiradores do que a esterlidade.
    A aridez do sertão de onde essa cactácea vem, a torna tão grandiosa que chega a ser confundida com o conceito de vida. O último recurso nas sécas. E ainda há quem diga que os animais se acomodam em bolsas família.

    ResponderExcluir
  12. Fugidia e Si
    Flor foi minha primeira impressão também quando os vi e fiquei muito impressionada quando abri e vi o fruto!:O

    ResponderExcluir
  13. Carlos
    A menos que chegue outro laudo, você acertou o alvo!:))

    ResponderExcluir
  14. Antonia
    Bjs pra vc e diga pro JB que adorei experimentar a pitaia. Saudade!:))

    ResponderExcluir
  15. Sofia
    Que delicia te receber aqui.
    Fica atenta, quem sabe logo terás um fruto parecido dentro de casa!:)))
    Beijão Sabor de Maboque

    ResponderExcluir

  16. Se quiseres vir ver...ainda tem um pendurado...é lindo...e gostoso!;)

    ResponderExcluir
  17. E agora Espumante? Bom... remeto-me à igorância permitida aos que não lidam dia a dia com fruta tropical para, baseado na foto, arriscar ainda que a pitaia me parece uma infrutescência e n ão um fruto. Quanto muito um fruto composto ou multifruto, a avaliar pelas fotos mostradas, onde é clara a existência de uma massa esponjosa a envolver pequeninos frutos secos (tipo aquénio) como o morango).

    E agora, Dulce? :)))

    ResponderExcluir
  18. Oh Espumante
    Quer dizer que eu comi um montão de frutos e não um fruto só?!?!?
    Se eu tiver uma indigestão a culpa é sua!:))))*

    ResponderExcluir
  19. Olà Dulce!
    Pois é, muito nos contas...È um prazer ler -te! Como gostei muito da tua foto esteve no meu écrã durante vàrios dias e como tal olhei para ela vàrias vezes e quanto mais olhava, mais dùvidas tinha...Como a minha planta depois de alguns anos de birra, começou e dar flor e a crescer pensei em mudà-la e dar-lhe melhor posto. Andei à procura de saber + e dei com outras parecidas e com o nome dessa, mas não fui ver. Por acaso lembrei-me que hà tempos vi um fruto estranho à venda, parecido com esse, sò que estava sem as "escamas/sépalas",reparei na cor viva e tentei imaginar o paladar. O fruto da minha é mais parecido com o dos cactos correntes mas liso e avermelhado. Então, jà não chega deixares àgua na boca à gente por causa dos maboques, agora ainda nos trazes mais as pitaias? E por cà,canta-se:Tombe la neige...lembras-te? 1 beijo!

    ResponderExcluir
  20. Sofia, não assinaste, mas só podes ser tu!
    Tombe la neige
    Tu ne viendras pas ce soir
    Tombe la neige
    Et mon coeur s'habille de noir...
    Como poderia esquecer!!
    Lembras-te do Cubo e de dançar ao som de Adamo lá?
    Beijão

    ResponderExcluir